Busca

noticias

Reciclagem de embalagens longa vida


fonte: http://blog.trash2money.com/index.php/2021/05/12/reciclagem-de-embalagens-longa-vida/
categoria: Papel

Reciclagem de embalagens longa vida

Publicado por Karina Andrade Duarteem 12 de maio de 2021

reciclagem de embalagens longa vida

É quase impossível ir ao supermercado hoje em dia e não comprar nada que não venha em uma embalagem longa vida, não é? Por isso aqui vamos abordar um pouco sobre a reciclagem das embalagens cartonadas ou longa vida.

As embalagens longa vida são utilizadas, geralmente, para envasar alimentos, como leites e sucos, garantindo uma melhor conservação. Elas impedem a entrada de luz, ar, água, microrganismos, odores externos e, ainda, preservam o aroma do alimento ou bebida no interior da embalagem.

No Brasil, começaram a ser produzidas no início dos anos 70, permitindo que alimentos líquidos como leite e sucos, semilíquidos como molhos de tomate e viscosos como maionese chegassem aos consumidores sem necessidade de refrigeração ou conservantes.

Essas embalagens também podem ser chamadas de cartonadas ou multicamadas, pois são compostas de seis camadas de três tipos de materiais diferentes: papel, polietileno e alumínio, conforme a imagem a seguir:


Fonte: nutricaopraticaesaudavel.com.br

As embalagens longa vida são 100% recicláveis e o processo de reciclagem visa reintegrar os materiais que compõe a embalagem à cadeia produtiva.

A reciclagem

O processo de reciclagem acontece em duas etapas: A primeira é a retirada do papel e posteriormente o processamento do polietileno/alumínio que pode ser reciclado de várias formas diferentes.

As fibras de papel da embalagem são separadas das camadas de plástico e alumínio ficando misturadas a água.

Juntamente com a água, as fibras de papel passam por uma peneira no fundo do hidrapulper que retém o plástico com o alumínio deixando que a polpa siga o processo normal de fabricação de papel até se transformar em uma bobina de papel reciclado.

A partir da reciclagem das fibras de papel podem ser produzidos outros materiais como caixas de papelão, papelão ondulado, bandeja de ovos, tubetes, palmilhas para sapatos, papel-toalha, papel-tissue, papel-cartão, etc.

Já o plástico e o alumínio, ainda unidos, são retirados do equipamento, enfardados e seguem para outras empresas para continuarem seu processo de reciclagem.

A reciclagem do composto de polietileno e alumínio pode ser utilizada na fabricação de peças plásticas como canetas, banquetas, vassouras, paletes, placas, telhas, etc.

Pode haver, ainda, a incineração com recuperação de energia, onde o vapor gerado move uma turbina que produz energia elétrica a ser distribuída para a população.

Além disso, o papel existente nas embalagens cartonadas podem ser utilizados na compostagem para produção de húmus utilizado em hortas e jardins.

É importante saber que as embalagens cartonadas precisam ser lavadas após o consumo antes de serem destinadas à reciclagem. Elas precisam estar livres de resíduos orgânicos como restos de comida ou bebida, pois evita odores desagradáveis ao material armazenado. 

Ademais, os restos de alimentos contidos nelas dificultam o reprocessamento do material.

Outra forma de contribuir, é manter as embalagens compactas (sem ar), pois diminui o volume de material que deve ser encaminhado para coleta seletiva.

O mercado

Segundo o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o mercado de reciclagem de embalagens longa vida “é muito grande, pois contribui para o crescimento do mercado de produtos como os fabricados a partir de papel reciclado da embalagem, de plástico e alumínio reciclado”.

O CEMPRE coloca, ainda, que segundo o Relatório de Sustentabilidade da Tetra Pak® 2020, 50 bilhões de embalagens da Tetra Pak® foram recicladas no mundo em 2019, representando 26% do total de embalagens Tetra Pak produzidas.

Em 2019, no Brasil, 31,3% foi o percentual de produtos reciclados na categoria embalagens longa vida pós-consumo.

Dessa forma, no Brasil, é previsto um aumento constante da reciclagem de embalagens longa vida devido à expansão das iniciativas de coleta seletiva com organização de municípios, cooperativas e comunidade e ao desenvolvimento de novos processos tecnológicos.

Ajude construir e melhorar o cenário da reciclagem

Você também pode ajudar a construir e melhorar o cenário da reciclagem no Brasil. Basta separar adequadamente seus recicláveis e destiná-los à postos de coleta e reciclagem. A recicla.se pode te ajudar com isso!

Então, se você tem embalagens longa vida ou outros tipos de materiais que podem ser reciclados, acesse nosso site clicando aqui ou redes sociais e saiba mais!

Pequenas atitudes transformam o mundo! ♻️

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria