Busca

noticias

Reciclagem de óleo lubrificante será informatizada no Brasil


fonte: https://renovamidia.com.br/reciclagem-de-oleo-lubrificante-sera-informatizada-no-brasil/
categoria: Óleo

Em 2020, o Brasil coletou mais de 465 milhões de litros de óleo lubrificante usado ou contaminado.

Com metais pesados como cromo, cádmio, chumbo e arsênio em sua composição, o Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) é classificado como resíduo perigoso.

Agora, um acordo de cooperação assinado, nesta segunda-feira (14), no âmbito do programa “Lixão Zero”, do Ministério do Meio Ambiente, visa informatizar o sistema de logística reversa que permite a destinação ambientalmente adequada desse resíduo.

Dessa forma, qualquer cidadão poderá acessar informações sobre a logística reversa do óleo, além de resultados do sistema e orientações para contribuir com a destinação ambientalmente adequada desse tipo de resíduo. 

De acordo com a assessoria do Ministério, o “grande objetivo é eliminar o descarte inadequado, contribuindo para o encerramento de lixões, em acordo com o Marco Legal do Saneamento Básico, que determina o encerramento de todos os lixões do País até 2024”.

O acordo prevê a integração das informações setoriais sobre logística reversa de OLUC e o desenvolvimento de um aplicativo online, arquitetado para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no Brasil, como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contextualizou a ação no âmbito do programa Lixão Zero: 

“Cada litro de óleo lubrificante reciclado evita a contaminação de um milhão de litros de água. É mais um avanço importante do programa Lixão Zero, principalmente em situações de escassez hídrica.” 

Salles completou:

“E esse sistema ainda reduz em sete vezes a emissão de gases de efeito estufa. Só em 2020 foram 2 milhões de toneladas de emissões evitadas.”

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria