Busca

noticias

Demlurb incentiva descarte correto e reciclagem de isopor


fonte: Prefeitura Juiz de Fora
categoria: Plástico

PUBLICIDADE

 

Muitas pessoas não sabem, mas a reciclagem de isopor é possível. No entanto, não é raro que o material seja descartado no lixo comum, gerando sérios prejuízos ao meio ambiente, já que o tempo médio de sua decomposição é de aproximadamente 400 anos. Pensando nisso, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis da cidade, vem buscando meios de incentivar a população a realizar corretamente o descarte do material.

Quem tiver interesse em contribuir com o trabalho dos catadores pode descartar os materiais nos dias de realização da coleta seletiva.

As informações relativas à coleta podem ser conferidas 
neste link.

Já os grandes geradores de isopores, como empresas, redes de varejo de móveis e eletrodomésticos, unidade prisional, hospitais, lojas, restaurantes, dentre outros, podem solicitar o recolhimento desses materiais através do telefone 3690-3529, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou através do e-mail da servidora da equipe de Geoprocessamento da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA) do Demlurb, Victória Abrahão, que coordena a ação 
(victoria@demlurb.pjf.mg.gov.br).

Portal de Notícias PJF | Demlurb incentiva descarte correto e reciclagem de isopor | DEMLURB - 16/12/2021
Foto: Assessoria

A reciclagem pode ser feita com qualquer tipo de isopor, como aqueles utilizados em marmitas, caixas, bandejas ou embalagens no geral. Para realizar a destinação adequada, é preciso remover os resíduos que possam existir no material, como cola, gesso, etiqueta, papéis, terra, tinta, entre outros contaminantes. No caso das marmitas e outras embalagens de alimento, uma limpeza rápida com papel para retirar os resíduos orgânicos é o suficiente. Não é possível realizar a reciclagem de bandejas com furos.

Além dos impactos positivos ao meio ambiente, a reciclagem do isopor apresenta uma série de outras vantagens, como diversidade de produtos transformados, sustentabilidade e geração de serviços para catadores de materiais recicláveis. O volume do material recolhido por associações de catadores da cidade ainda é baixo, mas com o descarte consciente de cada pessoa é possível transformar essa situação.

Outras informações: (32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

PUBLICIDADE

 

Fonte da notícia: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=73558

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria