Interior das instalações do Viridor/AMUT.

A Viridar, com sede no Reino Unido, usou a tecnologia AMUT em sua nova instalação de reciclagem de polímeros. Cortesia de AMUT

Duas grandes e novas instalações na Europa poderão processar um total combinado de mais de 200.000 toneladas de sucata plástica usando equipamentos de alta tecnologia. A seguir estão mais detalhes sobre as instalações PreZero e Viridar.

 

PreZero classifica por cor e material na Alemanha

A PreZero Recycling contratou a empresa alemã de equipamentos de reciclagem STADLER para criar a maior fábrica de triagem de embalagens leves da Europa, construindo-a em Eitting, na Alemanha. A instalação possui 38 classificadores ópticos.

“A nova instalação é a planta de classificação de embalagens leves mais avançada da Europa, capaz de classificar as frações de embalagens por cor e, muito importante, até filtrar plásticos pretos”, disse um comunicado à imprensa . “Isso resulta em uma saída de altíssima qualidade que pode ser reciclada em novos produtos.”

Tem uma produção anual de cerca de 120.000 toneladas e pode receber embalagens leves de alumínio, compósitos com teor de alumínio, filme PE, PP, PS/EPS, PET, PVC, papelão, papel e papelão, disse o comunicado de imprensa. O resultado são 18 frações de saída diferentes, todas separadas por material e cor.

Wolfgang Köser, gerente de projeto conjunto, disse que foi o maior projeto até hoje para a STADLER.

PUBLICIDADE


 

Além das 38 classificadoras de infravermelho próximo, a instalação também possui separadores balísticos, classificação secundária assistida por robô e 272 esteiras transportadoras em cinco níveis, suportadas por mais de 1.000 toneladas de aço.

“O conceito de nível contínuo facilita a operação do sistema e garante boa acessibilidade a todos os equipamentos para limpeza e manutenção”, disse Köser.

A fábrica também possui um gerenciamento de bunker totalmente automatizado, liberando os funcionários da enfardadeira, disse o comunicado de imprensa.

“Os pesos de fardos desejados – e, consequentemente, os comprimentos dos fardos – podem ser alcançados de acordo com as especificações do cliente através das células de pesagem em todos os bunkers”, disse o gerente de projeto conjunto Benny Kalmbach. “Isso tem a vantagem de que os caminhões podem ser carregados de forma otimizada para o melhor resultado de transporte possível.”

Depois de levar um ano para ser construída, o ramp-up da planta está dentro do cronograma, disse o comunicado de imprensa.

Recicladora do Reino Unido integra-se verticalmente ao equipamento AMUT

A Viridar, com sede no Reino Unido, usou a tecnologia AMUT em sua nova instalação de reciclagem de polímeros, localizada e alimentada pela instalação de recuperação de energia da empresa.

A fábrica, com sede em Avonmouth, Inglaterra, é a maior usina de reciclagem de multipolímeros do Reino Unido, de acordo com um comunicado de imprensa.

A divisão ECOTECH da AMUT projetou e desenvolveu um sistema de recuperação de plástico personalizado, que eles integraram em uma planta de lavagem de alta eficiência. Ele usa menos água doce do que outros sistemas de lavagem, disse o comunicado de imprensa, e, em geral, o sistema também reduziu o consumo de energia e o uso de produtos químicos.

A planta turn-key processará 90.000 toneladas de sucata plástica por ano, transformando sucata de PET, HDPE e PP em flocos e grânulos que serão vendidos para uso em embalagens de alimentos e outros produtos comerciais, disse o comunicado de imprensa.

Piergianni Milani, presidente do Grupo AMUT, disse que “como líder inovador, continuamos oferecendo aos nossos clientes soluções avançadas que combinam com o modelo de economia circular predominante”.