Busca

noticias

Aplicativo garante descarte correto e reciclagem de roupas de algodão


fonte: https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/aplicativo-garante-descarte-correto-e-reciclagem-de-roupas-de-algodao/
categoria: Textil

Plataforma tem 200 pontos para coleta e parcerias para reciclagem de resíduos têxteis
 
11 de maio de 2022
 
 
 
minimalismo reciclagem roupas

Foto: iStock

Com o objetivo de reduzir o desperdício têxtil e aumentar a escala da reciclagem de roupas de algodão no Brasil, o aplicativo Plataforma Circular Cotton Code traz uma rede para logística reversa que já conta com 200 pontos de descarte e aquisição de roupas de algodão, nas 5 regiões do país.
Peças de algodão em fim de ciclo de uso poderão ser levadas a coletores dispostos nas lojas das redes varejistas: C&A, Reserva e Youcom – participantes pioneiras no projeto.Os coletores vão receber peças que contenham fibras de algodão, como calças jeans, sarjas, peças em malha e outras.
 
reciclagem roupas algodão

Foto: Divulgação | Plataforma Circular Cotton Code
A coleta acontece em parceria com a Retalhar, empresa B certificada e especialista na logística reversa de resíduos têxteis. Peças que não puderem ser recicladas serão destinadas a outros usos, garantindo um processo “aterro zero”. Já as peças com possibilidade de reciclagem, serão aproveitadas em peças autorais por meio do Sistema COMAS de Upcycling Raiz (UpR).
 
Os novos produtos obtidos no processo de reciclagem serão desenvolvidos pela Cotton Move, empresa de soluções têxteis circulares e idealizadora do projeto, em parceria com as empresas Vicunha Têxtil, Cambos e Dalila Têxtil.
“Temos como objetivo estruturar relações colaborativas de produção e consumo, e processos rumo à Economia Circular, em escala nacional”, explica José Guilherme Teixeira, fundador da Cotton Move.
 
reciclagem roupas algodão

Foto: Divulgação | Plataforma Circular Cotton Code

Reaproveitamento em toda a cadeia produtiva

Além das peças usadas, a plataforma também reinsere no ciclo produtivo os descartes têxteis de pré-consumo das empresas parceiras.
As fibras recuperadas são utilizadas no desenvolvimento dos produtos que voltarão às lojas, sem a adição de fibras sintéticas, valorizando assim a reciclabilidade do algodão.
Todos os produtos, sejam eles tecidos ou confecções, são desenvolvidos a partir de processos industriais certificados e seguindo princípios de circularidade.
 
reciclagem roupas algodão

Foto: Divulgação | Plataforma Circular Cotton Code

Desperdício têxtil

Mesmo com o aumento de iniciativas para a extensão do ciclo de uso das roupas, o problema do desperdício é gigante. Segundo estimativa da Fundação Ellen Macarthur, um caminhão de lixo têxtil é depositado em aterro ou incinerado a cada segundo no planeta; e menos de 1% do material usado para produzir roupas é reciclado em novas roupas.

PUBLICIDADE


]

Como participar?

 
reciclagem roupas algodão

Imagem: Divulgação | Plataforma Circular Cotton Code
O aplicativo Plataforma Circular Cotton Moveestá disponível para download na Apple Store e Play Store, através do QR Code do projeto. A plataforma também pode ser acessada pelo desktop em plataformacircular.app.
Em um blog, serão compartilhadas histórias e informações sobre soluções de circularidade, gestão compartilhada de resíduos, plantio de algodão e inovações lançadas pelos parceiros.
“Acreditamos que a Moda pode tornar-se uma referência de boas práticas em sistemas de logística e manufatura reversa, como já́ acontece nos setores de agroquímicos e medicamentos”, conclui José Guilherme.

Rastreabilidade e transparência

Além da coleta, reciclagem, produção e comercialização de peças com algodão, a plataforma vai oferecer um sistema de rastreabilidade por meio do projeto Rastra by Cotton Move, onde fluxos de materiais serão mapeados nas sucessivas etapas de pré e pós-consumo.
 
reciclagem roupas algodão

Foto: Divulgação | Plataforma Circular Cotton Code
Será́ utilizada a tecnologia blockchain para registro de materiais coletados e utilizados na produção, atributos de sustentabilidade, certificações e atores envolvidos no processo.
As informações serão acessíveis ao consumidor por meio de QR Codes, promovendo transparência sobre o ciclo de vida dos produtos e credibilidade sobre seus atributos.
Aplicativo Plataforma Circular Cotton Move | 2022
 
reciclagem roupas algodão

Imagem: Divulgação | Plataforma Circular Cotton Code

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria