Busca

noticias

Plano Resíduos: perspectiva de ser concluído em novembro

Comitê diretor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos
fonte: http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=163091
categoria: Meio Ambiente

Plano Resíduos: perspectiva de ser concluído em novembro
Comitê diretor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos
(Foto: Ascom Semarh)
O Comitê diretor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, formado por técnicos ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e pelos superintendentes dos quatro Consórcios Públicos de Saneamento Básico de Resíduos Sólidos, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 12, a fim de definir estratégias que provoquem maior celeridade na entrega do produto final do referido plano.
O Comitê Diretor foi constituído em conformidade com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a finalidade de dar acompanhamento ao PERS, este, constituído em número de quatro produtos. Desses dois produtos já foram validados: o do Projeto de Mobilização Social e Divulgação do PERS,  e o Panorama dos Resíduos Sólidos no Estado.
Restam ainda ser apresentados os produtos 3 e 4 referentes aos  Estudos de Prospecção e Escolha de Cenários de Referência e as Diretrizes Estratégicas para Implantação do Pers. Segundo explica a superintendente de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Vera Cardoso, existe a perspectiva de que em novembro deste ano o produto final do PERS já esteja concluído.
“O Comitê se reúne para que os conteúdos dos Produtos 3 e 4 sejam discutidos e validados pelo Grupo de Sustentação - formado por diversos  segmentos da sociedade - para aprovação e validação,  em uma única oficina, concluído plano estadual de Sergipe”, ressalta.
A superintendente destacou que em todo o Brasil já estão prontos os planos dos Estados de Pernambuco, São Paulo e do Rio Grande do Sul. “Sergipe será o primeiro Estado do Brasil que o Plano Estadual de Resíduos Sólido vai ser elaborado com recursos do Ministério do Meio Ambiente”, afirmou.
Meta do PERS
O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) é parte de um processo que objetiva uma mudança gradual de atitudes e hábitos, uma mudança na sociedade sergipana com relação aos resíduos, desde a geração até a destinação final.
O plano estadual abrangerá todo o território sergipano. O seu horizonte temporal de vigência será de duas décadas com revisões a cada quatro anos, observando o conteúdo mínimo definido na Política Nacional de Resíduos Sólidos, mediante a Lei 12.305/2010.
Fonte: Ascom Semarh

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria