Busca

noticias

Lixo: Assento feito de resíduos faz sucesso no Salão de Design de Milão


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/maragama/2015/05/1623551-lixo-assento-feito-de-residuos-faz-sucesso-no-salao-de-design-de-milao.shtml
categoria: Meio Ambiente

Uma linha com cadeiras e bancos com assentos feitos de resíduos de material industrial foi um dos destaques do Salão Internacional do Móvel de Milão, entre 14 e 19 de abril.
 Desenhada pelo britânico Jasper Morrison para a empresa norte-americana Emeco, a coleção Alfi tem as conchas feitas de polipropileno combinado com fibra de madeira, ambos de reaproveitamento. As bases são de madeira certificada e são trabalhadas por artesãos de uma comunidade Amish nos Estados Unidos.
As formas foram inspiradas nas cadeiras de junco usadas em áreas externas dos cafés parisienses, com costas arredondadas e assentos lisos.
É mais um produto da Emeco destinado a consumo de massa. A empresa, fundada nos anos 1940 para desenvolver mobiliário para navios militares, é a dona da patente da cadeira 1006, um ícone do design americano, usada em repartições públicas, hospitais e até em prisões, pela sua durabilidade e resistência à umidade.
"Feita para durar pelo menos 150 anos", conforme o bordão da empresa, a 1006 foi projetada para passar de geração em geração e ditou desde o início o conceito de sustentabilidade da Emeco, que tem projetos assinados por Philippe Starck, Norman Foster, Frank Gehry, Jean Nouvel, Konstantin Grcic e Nendo.
Em 2006, a empresa foi procurada pela Coca-Cola para criar uma cadeira a partir de garrafas PET.
Assim nasceu a Navy 111 –que tem esse nome porque resulta de cerca de 111 vasilhames de coca, ou 4 kg de PET. A cadeira virou febre em lojas de design do mundo todo, por reviver o desenho tradicional usando abordagem ecologicamente correta.
Segundo a Emeco, desde que começou a ser produzida, já foram usadas mais de 15 milhões de garrafas. 
 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria