Busca

noticias

Em Curitiba, entrega de lixo reciclável rende ingresso para show e teatro

Dia Mundial do Meio Ambiente
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente
categoria: Meio Ambiente

Lá se vão 26 anos desde que Curitiba implantou a coleta de material reciclável. A produção de detritos só cresceu, e a despesa da coleta seletiva virou um peso para a cidade -é seis vezes maior que o custo do recolhimento de lixo convencional, com aproveitamento de apenas 30% do total recolhido. Hora de buscar novas soluções.
Em maio, surgiu a primeira Estação da Sustentabilidade Inteligente, onde cidadãos deixam o lixo reaproveitável e ganham, no cartão-transporte, pontos que poderão ser trocados por brindes como ingressos para teatro e shows.
A Estação Inteligente une-se a outras três Estações da Sustentabilidade, que começaram a ser instaladas pela prefeitura em novembro de 2014 -nestas, o registro do acesso ainda não foi ativado-, com a promessa de aumentar a taxa de reciclagem e com o desafio de vencer a resistência da população.
O movimento ainda é pequeno -foram 22 visitas à Estação Inteligente na primeira semana de funcionamento. "Com o tempo, as pessoas vão começar a usar mais. A vantagem é que não preciso ficar esperando o caminhão passar", diz a comerciante Jaqueline Pinheiro.
Visitas de alunos do ensino fundamental têm sido uma das estratégias da prefeitura para apresentar o projeto à população, com vista a uma mudança de hábito a longo prazo. "Até o fim do ano, a meta é ter uma Estação em cada uma das nove regiões da cidade", diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. Cada estrutura custa de R$ 50 a R$ 60 mil

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria