Busca

noticias

Crise hídrica (só agora) tornou-se "oficial" em São Paulo


fonte: Exame.com
categoria: Meio Ambiente

Vanessa Barbosa, de EXAME.com
Divulgação/Sabesp
Seca em São Paulo

Seca: declaração de "criticidade" dá respaldo jurídico para adoção de medidas mais restritivas no combate à crise

São Paulo - O drama a conta-gotas de São Paulo já se estende há quase um ano e meio, mas só  agora o governo paulista reconheceu, oficialmente, o problema.

Em portaria publicada ontem (18) no Diário Oficial, o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee) declarou "estado de criticidade hídrica" na bacia hidrográfica do Alto Tietê, onde ficam cinco dos seis sistemas que abastecem a Grande São Paulo. 

Sem chuva e com vazão de rios 66% abaixo da média para agosto, o Alto Tietê atravessa o mês mais seco da sua história

No texto, o superintendente do órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos em SP, Ricardo Borsari, declara que a gravidade da situação de armazenamento dos reservatórios apresenta risco para o abastecimento público, o que demanda esforços concentrados.   

"Ações de caráter especial deverão ser adotadas visando a assegurar a disponibilidade hídrica de modo seguro e eficiente", diz, ressaltando que é "obrigação permanente do Estado minorar riscos ao abastecimento público deágua".

O que isso muda na prática ?

A essa altura do campeonato, a declaração muda pouca coisa. Em teoria, o reconhecimento de "estado de criticidade" dá amparo jurídico para adoção de medidas mais severas de combate à crise, como redução de outorga de captação, a aplicação de multas para consumo exagerado e, até mesmo, para a adoção de racionamento.   

Muitas dessa medidas, porém, já foram colocadas em prática, independentemente da declaração oficial. É o caso das tarifas diferenciadas para quem aumentar o consumo (que as agências reguladoras já vêm aplicando) e, também, das obras emergenciais iniciadas.

Na prática, o governo inverteu a ordem do processo. 

No mundo  ideal, reconhecer oficialmente o problema era a primeira coisa a ser feita, antes mesmo de recorrer à penalização dos consumidores e ao bate estaque a toque de caixa.

Saiba mais:

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/crise-hidrica-so-agora-e-oficial-em-sao-paulo
 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria