Busca

noticias

Principais problemas na Coleta Seletiva em condomínios

Confira as dicas do Instituto Muda para driblar os principais problemas que atrapalham a implantação da coleta seletiva em condomínios.
fonte: http://www.setorreciclagem.com.br
categoria: Condomínio

Nestes anos trabalhando com gestão de resíduos em condomínios, percebo alguns gargalos para implementação da coleta seletiva e gostaria de dividir com vocês. A maioria dos síndicos que me contrataram até hoje, não acreditam na viabilidade do projeto, mas não é tão difícil.
Falta de planejamento
Para que um projeto de coleta seletiva seja um sucesso, o primeiro passo é fazer um bom planejamento. O material reciclável, em sua maioria, tem seu volume 10 vezes maior que o peso, portanto, é necessário um espaço para armazenar.
Em média, um apartamento com duas pessoas, produz um saco de 100 litros por semana de recicláveis e uma família de 4 pessoas, 200 litros. Com esses dados, você precisa ter certeza de quem irá coletar, e quantas vezes por semana.
Capacidade de armazenamento
Exemplo: Um prédio com 50 apartamentos com perfil de 2 pessoas por apartamento terá o volume médio semanal de recicláveis de 5.000 litros. No condomínio há um depósito para armazenamento de 3.000 litros.
Pelo exemplo, o condomínio tem 2.500 litros que não conseguiria armazenar. Como solução, é necessário comprar dois contêineres de 1.000 litros, e se mesmo assim, não tiver espaço onde colocá-los, o prédio precisa de pelo menos duas coletas por semana para não criar acúmulo de recicláveis.
A coleta ainda é grande impasse para a reciclagem conseguir deslanchar no Brasil. Na cidade de São Paulo, são produzidos e coletados diariamente pela prefeitura, 17 mil toneladas de lixo e muito pouco desses resíduos destinados para a reciclagem.
Portanto, é melhor não depender da prefeitura. Contrate uma empresa qualificada ou uma cooperativa para retirada.
Esqueça a ideia que os recicláveis irão gerar renda ao seu condomínio. Continuar batendo nessa tecla pode ser um fator que impede a realização do projeto em seu condomínio.
coleta-seletiva-instituto-muda
Falta de comunicação
Para complementar os dois outros pontos comentados, outro aspecto muito importante para o sucesso do projeto de Coleta seletiva é uma comunicação vasta e objetiva, que irá complementar e reforçar o planejamento e o treinamento.
Entenda que um prédio é idêntico a uma empresa ou qualquer outra organização. Sem comunicação, nada funciona. As pessoas não entendem os motivos e os esforços empregados no processo vão por água abaixo, ainda mais, em um tema relativamente novo para as pessoas.
É importante divulgar a todos envolvidos no processo, (moradores, funcionarias domésticas e funcionários do condomínio) e em todos os meio possíveis (cartas, site do condomínio, Facebook, e-mail, quadro de aviso, elevadores).
Um detalhe importante é a objetividade da comunicação. Coloque comunicados com pouco texto (dois parágrafos no máximo com letras grandes) e pelo menos uma imagem.
Três comunicações são fundamentais
Início da coleta seletiva: Avisando a todos que o processo irá se iniciar no condomínio mostrando datas de treinamento, coleta, investimentos necessários para o processo.
Procedimentos: Comunicar todos os procedimentos definidos para o processo. Se o condomínio for retirar as lixeiras dos andares por ordem da vistoria dos bombeiros, comunicar onde os moradores terão que levar os recicláveis.
Resultados: Uma comunicação que parece que não é importante, mas faz toda a diferença é a que mostre os resultados do processo, informando a todos para onde os recicláveis estão sendo destinados, a quem estão beneficiando e etc. Isso tudo para motivar e mostrar que o trabalho e esforço de todos não foi em vão. Com essa comunicação, muitos que não haviam aderido ao projeto, começam a participar.
Treinamentos
Pela minha experiência com gestão de resíduos predial, vejo que a grande maioria das pessoas querem colaborar, mas não sabem como fazer a separação dos recicláveis, e não é um informativo de papel no elevador que vai explicar tudo. 
O lixo é responsabilidade de todos. Portanto, é necessário um treinamento presencial com todos os envolvidos no processo, funcionários do condomínio, funcionárias domésticas e moradores.
Com os moradores é melhor aplicar no período noturno vendo que a maioria chega do trabalho ou dos estudos a partir das 19:00. Com as funcionárias domésticas e funcionários do condomínio, o treinamento é mais efetivo no período matutino.
O que informar no treinamento?
Seja objetivo, a maioria das pessoas já sabe que o lixo é um dos maiores problemas ambientais e precisa ser destinado corretamente. Foque em como fazer.
Não é necessário fazer a separação em lixeiras coloridas
já que 99,9 % das empresas, cooperativas ou até mesmo a prefeitura, que forem coletar no condomínio, coletarão todos recicláveis juntos e somente depois, a cooperativa irá fazer a triagem mais detalhada por tipo de material. O modelo mais correto para a separação em condomínios são somente dois coletores, um para Recicláveis e outro para Não recicláveis.
É necessário limpar os recicláveis sim
Os recicláveis são como qualquer outra matéria prima que irá ser vendida. Se sujar, ela desvaloriza. Outro motivo fazer a limpeza é agilidade e higiene do processo. Lembre-se que esse reciclável será armazenado em seu prédio, e se conter alimentos e outros rejeitos, irá atrair insetos e animais.
Tudo é reciclável, nem tudo é reciclado
A reciclagem é uma indústria, e varia muito de lugar para lugar. A embalagem é reciclável na cidade de São Paulo porque existe a tecnologia, porém em Londres não. Separe o que a empresa ou cooperativa irá coletar, não adianta levar em consideração o que a mídia diz, se adapte com sua realidade.
O isopor é um caso que a mídia, às vezes coloca que é um material reciclável, o que de fato ele é. Porém, há pouquíssimos lugares que recebem esse material então a probabilidade de ele ser reciclado é pequena.

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria