Busca

noticias

Escolas Municipais terão pontos de coleta de óleo de cozinha usado - RJ


fonte: http://www.rj.gov.br
categoria: Óleo

Produto será recolhido por cooperativas de catadores de materiais recicláveis, apoiadas pelo Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove)
 

     Escolas Municipais da Rocinha, Rio das Pedras (Jacarepaguá), Ilha do Governador, Irajá, Anchieta e Campo Grande vão ganhar ecopontos para descarte de óleo de cozinha usado. O produto será recolhido por cooperativas de catadores de materiais recicláveis, apoiadas pelo Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), a cargo do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e servirá de insumo para produção de biodiesel e de sabão. O ponto de coleta instalado na Escola Municipal Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador, será inaugurado nesta sexta-feira (29/4), às 9h30. A partir desse mesmo dia, os ecopontos instalados nos demais estabelecimentos de ensino também começam a receber o óleo.
 

     A cerimônia na Escola situada na Ilha do Governador irá marcar o lançamento do Projeto “Escolas Sustentáveis” no qual o Prove está inserido. A iniciativa é desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação e tem por objetivo disseminar ações de preservação ambiental nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.
 

     A instalação de pontos de coleta nas escolas municipais tem a finalidade de incentivar a população a fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado, uma vez que esses ecopontos também poderão receber o produto da comunidade do entorno dessas unidades de ensino.
 

     O Prove visa a estimular a cadeia de reciclagem do óleo de cozinha usado como matéria-prima para produção de biodiesel e de sabão. O programa fornece apoio logístico para as cooperativas de catadores como frota de veículos para o recolhimento do produto. No último trimestre de 2015 (novembro, dezembro e janeiro) o Programa recolheu 421 mil litros de óleo de cozinha usado para destinação ecologicamente correta.
 

Escolas Municipais que terão ecopontos:
 

Escola Municipal Francisco de Paula Brito, na Rocinha (Rua Dioneia, s/n);

Escola Municipal Mario Paulo de Brito, Irajá (Rua São Leonardo, 51);

Escola Municipal Antenor Nascentes, Anchieta (Rua Romeu Casagrande, nº 37);

Escola Municipal Claudio Besserman Vianna, Rio das Pedras (Estrada de Jacarepaguá, nº 3.327)

Escola Municipal Castro Alves, Campo Grande (Praça Marcelino Gama);

Escola Municipal Rodrigo Otávio, Ilha do Governador (Rua Antonio de Almeida, nº 11, Moneró).
 

No final do ano passado, o Prove instalou, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, um ecoponto na Escola Estadual Lions Clube, outro na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro de Agriões e um tonel na feirinha do Alto especificamente para as donas de casa levarem óleo de cozinha dispostos em garrafas pet.

Serviço:

Quando: Sexta-feira (29/4); às 9h30
Onde: Escola Municipal Rodrigo Otávio, Rua Antonio de Almeida, nº 11, Moneró, Ilha do Governador

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria