Busca

noticias

Brasileiro sabe pouco sobre coleta seletiva e reciclagem, revela pesquisa

Levantamento aponta falta de informação e de ações efetivas, apesar da preocupação com o meio ambiente
fonte: https://www.ecycle.com.br/
categoria: Meio Ambiente

Os brasileiros se preocupam com o meio ambiente e acham a reciclagemimportante, mas boa parte sabe pouco ou nada sobre coleta seletiva e descarte do lixo. Apenas uma em cada quatro pessoas separam o lixo orgânico do reciclável e apenas 35% dos entrevistados acham que é fácil encontrar informações sobre como se deve fazer a coleta seletiva em sua cidade.
Esses são os resultados de uma pesquisa Ibope feita por encomenda da cervejaria Ambev na última semana de maio. Foram entrevistadas por telefone 1.816 pessoas em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiabilidade é de 95%. O objetivo do levantamento é entender a relação do brasileiro com o lixo, segundo Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Ambev.
88% dos entrevistados dizem se preocupar com o meio ambiente e 97% declaram que a 
reciclagem é importante. Por outro lado, em um país que gera mais de 1 kg de lixo por habitante por dia, 66% dos entrevistados sabem pouco ou nada sobre coleta seletiva e 39% da população não separa sequer o lixo orgânico dos resíduos recicláveis.

O que o brasileiro acha sobre o lixo

  • 88% acham que o cuidado com o meio ambiente é umas das maiores preocupações atuais, mas...

  • 15% acham que um canudo a mais não fará diferença no mundo

  • 14% acham que um copo a mais não fará diferença no mundo

E sobre reciclagem

  • 98% acham que a reciclagem é importante para o futuro do planeta

  • 68% dizem estar atentos na compra de produtos com embalagens que sejam recicláveis, mas só...

  • 35% acham que é facil encontrar informações sobre como fazer a coleta seletiva em sua cidade

Lixo reciclável

Segundo a pesquisa, 68% dos entrevistados dizem prestar atenção na hora da compra e escolhem embalagens recicláveis. Porém, quando perguntados sobre a reciclabilidade dos materiais, as respostas apontam desinformação. 77% sabem que os plásticos são recicláveis, mas apenas 40% sabem que garrafas PET são recicláveis - e elas são plásticas. De acordo com o levantamento, 64% sabem que o vidro é reciclável e 50% sabem que o papel também é. Apenas 5% das pessoas sabem que embalagens longa vida são recicláveis.
As respostas sobre o alumínio também surpreendem. Embora o Brasil recicle 97% do alumínio que consome, apenas 47% das pessoas ouvidas sabem que esse material é reciclável. Também sobre embalagens retornáveis os entrevistados sabem pouco ou nada - 72% estão nesse grupo.
A ideia da Ambev é aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados e a pesquisa mostrou que a comunicação ainda precisa melhorar nesse sentido. Sem o apoio e a participação do consumidor final, iniciativas empresariais valem muito pouco. A Ambev lançou a primeira PET 100% reciclada do mercado brasileiro em 2012 e atualmente 56% das garrafas de Guaraná Antarctica são feitas com esse tipo de embalagem. Hoje, cerca de 33% da produção total de PET da Ambev é feita a partir de material reciclado, segundo a empresa.

Para saber mais sobre reciclagem, coleta seletiva e separação do lixo, confira os vídeos e as matérias abaixo:


Fonte: Folha de S.Paulo


 

© Copyright 2012-2018 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria