Busca

noticias

Sustentabilidade empresarial: o que é?

Entenda o conceito de sustentabilidade empresarial e saiba como colocá-lo em prática
fonte: https://www.ecycle.com.br/6241-sustentabilidade-empresarial.html?lb=no
categoria: Meio Ambiente

Sustentabilidade empresarial pode ser definida como a soma total de práticas - por parte de uma empresa - que visem ao desenvolvimento sustentável de uma sociedade.

Enquanto a sustentabilidade abrange principalmente questões relacionadas à degradação ambiental e à poluição, o foco do desenvolvimento sustentável é voltado para o planejamento participativo e para a criação de uma nova organização econômica e civilizatória.
Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável inclui as sustentabilidades urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais, a ética e a política para o planejamento. O compromisso com essas ações sugere uma maior integração entre as dimensões econômica, social e ambiental, por meio de programas e políticas centrados nas questões sociais e, em especial, nos sistemas de proteção social.
Para que o conceito de desenvolvimento sustentável seja aplicado e tenha validade, é importante que os recursos naturais e os direitos humanos sejam protegidos. As empresas e os governos têm um papel importante nesse trabalho, conforme indicam os 
Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, pois precisam basear suas práticas na responsabilidade e no respeito tanto à natureza quanto aos direitos humanos, correndo o risco de enfraquecer a busca por um desenvolvimento sustentável caso priorizem o lucro.

Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial, quando implementada efetivamente, melhora a imagem da empresa perante os consumidores e a comunidade em geral.
Com a expansão da consciência ambiental da sociedade, a demanda por serviços e produtos com menor impacto socioambiental aumentou. Cada vez mais os consumidores buscam por produtos e serviços que estejam de acordo com o conceito de sustentabilidade empresarial.
Entretanto, vale a pena ressaltar que a sustentabilidade empresarial não se baseia apenas em atitudes superficiais de marketing, o chamado 
greenwashing. Para estar de acordo com o conceito de sustentabilidade empresarial, as práticas adotadas pela empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

A sustentabilidade empresarial pressupõe o zelo pela sustentabilidade social, de maneira que a preocupação pelo bem-estar humano comece dentro da própria empresa. Dessa forma, salários justos, funcionários bem tratados e que têm suas necessidades físicas e psicológicas respeitadas pelos seus superiores são algumas das atitudes empresariais que entram no leque de requisitos da sustentabilidade empresarial. Uma empresa que trata bem seus funcionários proporciona um ambiente favorável ao melhor exercício de suas funções. Sendo assim, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar para empresas sustentáveis, o que melhora sua dedicação ao trabalho.
Mas a sustentabilidade empresarial pode ultrapassar o âmbito privado das empresas. Para aperfeiçoar a prática da sustentabilidade, a empresa pode desenvolver projetos ambientais externos voltados para o desenvolvimento socioambiental. Outras práticas, como a adoção de medidas éticas que superem as obrigações da lei, também devem ser adotadas.
Por exemplo: é proibido por lei explorar trabalho escravo, sonegar impostos e/ou fraudar licitações. Toda empresa é obrigada a não praticar essas ações. Entretanto, adquirir sistemas de maior transparência de suas ações perante a sociedade não é obrigatório por lei, mas a empresa pode adotar essa medida como opção para melhorar sua imagem e estar mais próxima da sustentabilidade empresarial.


© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria