Busca

noticias

ABIPLAST LANÇA PROGRAMA DE RECICLAGEM DE ISOPOR®

Recursos arrecadados na campanha Isopor® Amigo serão revertidos à Apae Joinville
fonte: http://www.abiplast.org.br/noticias/abiplast-lanca-programa-de-reciclagem-de-isopor/
categoria: Meio Ambiente

No dia 30 de janeiro foi realizado o pré-lançamento do projeto piloto  Isopor® Amigo, idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis .  A ABIPLAST fará a gestão do projeto e sua operacionalização será realizada pela ODNUM Design & Engenharia, consultoria especializada em projetos inovadores de responsabilidade socioambiental. O Projeto tem como objetivo promover a logística reversa, em um primeiro momento, dos produtos plásticos produzidos em Poliestireno Expandido (EPS e XPS) e estimular a separação e limpeza de bandejas e embalagens, para que sejam levadas até pontos de entrega voluntária e posteriormente destinados à reciclagem. O foco é a preservação da natureza e o incentivo à economia circular.
O projeto piloto terá lugar no no Perini Business Park, em Joinville (SC), que abriga 240 empresas e um campus da Universidade Federal de Santa Catarina, e por onde circulam cerca de 11 mil pessoas por dia. A ação busca promover o engajamento das pessoas que frequentam as lanchonetes, restaurantes e também trazem seus lanches de casa, promovendo a separação, limpeza e descarte dos produtos em EPS utilizados e leva-los até os PEVs.
De olho na transparência da campanha, quantidade e conformidade dos resíduos coletados serão verificadas semanalmente e a cada 21 dias será divulgado um relatório, com números parciais de arrecadação. Os recursos arrecadados com a venda dos materiais coletados serão revertidos em benefício da Apae de Joinville. A iniciativa também estará nas redes sociais e contará com o lançamento de um questionário para medir o engajamento individual na campanha.
“O apoio de empresas e sindicatos do setor plástico é fundamental para o sucesso dessa ação”, disse o presidente da ABIPLAST José Ricardo Roriz Coelho – acrescentando que a associação será o guarda-chuva do projeto. Além disso, a iniciativa tem como parceiros Azeplast, Copobras, Cristalcopo, Grupo Isorecort, Isoterm, Knauf, Santa Luzia, Termotécnica, Unigel e Simpesc (Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina). “Estamos neste momento organizando o processo, para facilitar o engajamento de todos nessa iniciativa”, disse o presidente do Simpesc, Albano Schmidt

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria