Busca

noticias

Nova enzima quebra o plástico em horas e permite reciclagem de alta qualidade


fonte:
categoria: Plástico




 
    Utilizando uma enzima encontrada em folhas compostadas, os cientistas agora estão quebrando o plástico em uma forma reciclável em questão de horas.

    “Somos a primeira empresa a lançar essa tecnologia no mercado”, disse o vice-executivo da Carbios, Martin Stephan, ao The Guardian . “Nosso objetivo é estar em operação até 2024-2025, em larga escala industrial.”


 
    Sua descoberta, cujas fontes foram descritas como um grande avanço, junta-se a um arsenal de soluções para o controle da poluição por plásticos que surgiram na última década.

    Assim como Boyan Slat, que assumiu o Great Pacific Garbage Patch , ou o pessoal da 4Ocean que enfrentou o problema da poluição oceânica nos rios , os cientistas da Universidade de Toulouse estão aplicando sua descoberta em outra parte do problema – a reciclagem de plástico.


    O plástico não é fácil de reciclar. Existem variedades comuns de plástico feitas de várias camadas de diferentes esteres, cada uma exigindo equipamentos ou temperaturas diferentes para a decomposição. E existem muitos ésteres de plástico que podem ser reciclados, mas não são, porque o valor de mercado do material reciclado é tão baixo que não pode sustentar financeiramente a operação.

    No artigo do cientista 
publicado na Nature , eles detalham como o PET de poli (tereftalato de etileno), o plástico de poliéster mais comum, perde grande parte de sua utilidade mecânica quando aquecido para reciclagem. Portanto, a criação de novo material é preferida e os resíduos de PET continuam a se acumular.

    Sua nova enzima alcança um mínimo de 90% de despolimerização em apenas 10 horas, o que significa que os polímeros – grandes partículas complexas, tornam-se monômeros – pequenas partículas únicas em menos de um dia, e talvez ainda mais surpreendente, acabam como plástico biologicamente despolimerizado que podem ser reutilizados para criar coisas como garrafas de plástico.

    Embora a fabricação de garrafas plásticas a partir de PET reciclado produzido por esta enzima custe cerca de 4% da quantidade necessária para fazer novas garrafas de petróleo fresco, a infraestrutura de reciclagem, incluindo o aterramento e o aquecimento das garrafas plásticas antes da adição da enzima, ainda produziria mais caro no final.


 
     No entanto, o futuro é brilhante para esta tecnologia. As coenzimas podem ser sintetizadas, as empresas podem produzir uma infraestrutura de reciclagem mais barata – ambas as quais podem finalmente reduzir o custo da produção de produtos plásticos reciclados.

     A 
Carbios também começou a enfrentar o problema normalmente irrecuperável dos filmes plásticos. Em uma aliança com várias outras empresas europeias sob o nome Carbiolice, eles demonstraram um filme plástico no ano passado que pode ser compostável em pilhas de compostagem doméstica ou municipal. Seu objetivo será abordar os mercados de filmes plásticos e sacolas descartáveis ​​- e mais tarde embalagens rígidas e louças descartáveis.

     “Esses marcos reforçam nossa ambição de oferecer ao mercado soluções de economia circular que sejam competitivas e ecologicamente corretas e que revolucionarão o fim da vida útil de plásticos e têxteis”






.
     

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria