Busca

eventos

Encontro Lixo Zero - Lixo, sintoma de quê? 26/05


fonte: sympla.com.br
categoria: Meio Ambiente




 
  • 26 de maio de 2020,
  • 17h-19h15
  • Evento online

DESCRIÇÃO DO EVENTO
 

    Lixo: sintoma de quê? De tantas coisas erradas que vemos no mundo, o lixo é uma das que mais incomoda. Ele nos mostra que algo está em desequilíbrio, em excesso, em desarmonia. Algo fede.

    Mas já temos leis muito bem elaboradas para melhorar esse cenário. Estamos falando da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que regula a logística reversa (responsabilidade das marcas sobre os resíduos de seus produtos) e o sistema de reciclagem, entre outros temas. Mas qual o panorama disso tudo? Quão efetivo está sendo? Por que os acordos que regulamentam a lei demoram tanto?

    E o que podemos fazer enquanto cidadãos, empresários, líderes comunitários para pressionar pelas melhorias que todos merecemos?


 
    Painel 1 - Lixo: sintoma de quê?
    
17:00 às 18:15 h

    As verdadeiras causas por trás do lixo, os avanços e desafios da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa e as fragilidades do ecossistema de reciclagem da nossa cidade evidenciadas pela pandemia do COVID-19.
 
    Com José Valverde Machado Filho (coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS), Sandra Kishi (procuradora regional da República) eValéria Michel (presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem – Cempre)       
 
    Moderação: Fabricio Soler (Felsberg Advogados) 
 


 
    Roda 1 - Cooperativas de reciclagem: parou ou não parou?
    
18:15 às 19:15 h

    O papel das cooperativas e dos catadores autônomos no sistema de reciclagem. Desafios de desenvolvimento das cooperativas e fragilidades evidenciadas durante a pandemia.

 
    Com Carioca (Coopercaps), Cleiton Emboava (Cooperativa Nova Glicério), Tereza Montenegro (Coopervivabem) e representante da Amlurb.
 
    Moderação: Luciana Annunziata (Casa Causa)


 
    Roda 2 -  Como acelerar a implementação da melhor solução para o lixo: a logística reversa.
    
18:15 às 19:15 h

    Quais leis estão valendo? Quais os próximos acordos setoriais? Como a sociedade pode influenciar para acelerar essas medidas? 
 
    Com Ademir Brescansin (gerente executivo da Green Eletron), José Francisco Roxo (idealizador do programa Descarte Consciente) e Patrícia Faga Iglesias (presidente da Cetesb)
 
    Moderação: Tasso Cipriano (Felsberg Advogados)


 
    O Encontro Lixo Zero São Paulo 2020 acontece entre os dias 25 e 30 de maio, será virtual. Ele é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o objetivo de disseminar melhores práticas sobre lixo zero e economia circular. Este ano, devido à pandemia do COVID-19, o encontro será digital.
 
    Serão 5 painéis de 1,5 horas seguidos de rodas de conversa que ocorrerão em salas menores, onde será possível a maior interação entre os participantes sobre assuntos específicos. Abaixo o link da programação completa, inscreva-se nos demais assuntos também!

    http://www.casacausa.com.br/encontro-lixo-zero-3

 
 
    *IMPORTANTE
    Todas as atividades acontecerão via ZOOM, o link de acesso será enviado ao seu e-mail com dois dias de antecedência, verifique também sua caixa de SPAM.




.

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria