Busca

noticias

Blockchain ajuda projeto no Rio a rastrear reciclagem de 138 toneladas de resíduos


fonte: https://www.criptofacil.com/blockchain-ajuda-projeto-rio-rastrear-reciclagem-138-toneladas-residuos/
categoria: Meio Ambiente



 

Por Lorena Amaro
4 de Junho de 2020


    Nem só de Bitcoin vive a blockchain. A tecnologia, que vem sendo implementada nos mais diversos setores, está ajudando um projeto de reciclagem que atua no Rio de Janeiro a rastrear todo o processo de logística reversa dos resíduos.

    Trata-se do projeto Recicla Orla, que completa um ano no dia 5 de junho. Nesse período, o projeto já alcançou a marca de 138 toneladas de resíduos coletados. Assim, com a reciclagem de todos esses resíduos, o projeto evitou a emissão de 83,39 toneladas de gás carbônico.

 
    A blockchain é uma aliada do projeto. Já que permite que as empresas possam comprovar a realização da logística reversa e cumprir com a legislação em vigor.

    Segundo uma matéria do portal Sopa Cultural, publicada nesta quarta-feira, dia 3 de junho, o projeto atua implementando e operando pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis na orla do Rio de Janeiro. Com isso, a iniciativa tem o objetivo de possibilitar que empresas façam a logística reversa de embalagens.

    Além disso, é uma alternativa para que estabelecimentos, frequentadores e moradores da orla façam o descarte correto de resíduos nas praias cariocas. O Recicla Rio já conta com 24 pontos de coleta que vão do Arpoador ao Mirante do Leblon.


 

    Primeira orla com programa de reciclagem contínuo

    O presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, comemorou a marca atingida pelo projeto:
“É uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais.”

    Barreto estima que até o final de 2020 o projeto ainda colete de quatro a dez toneladas de recicláveis.

“Daremos a destinação correta para todos eles. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, concluiu.





 

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria