Busca

noticias

Maior joalheria global quer usar apenas ouro e prata reciclados


fonte: https://exame.com/negocios/maior-joalheria-global-quer-usar-apenas-ouro-e-prata-reciclados/#respond
categoria: Meio Ambiente



 

A Pandora planeja suspender o uso de ouro novo recém-extraído e usar somente reciclados a partir de 2025

Por Christian Wienberg e Elena Mazneva, da Bloomberg
Publicado em: 03/06/2020

    A Pandora, maior fabricante de peças de joalheria do mundo, tem planos de suspender o uso de ouro e prata recém-extraídos e usar apenas metais preciosos reciclados.

    A nova política, que entra em vigor em 2025, tem como objetivo ajudar a empresa de Copenhague a melhorar suas credenciais climáticas e se tornar mais atraente para investidores ansiosos por incluir nas carteiras ativos que atendam aos objetivos ambientais, sociais e de governança.

    As ações da Pandora acumulam ganho de cerca de 20% desde janeiro. Um porta-voz da Pandora disse que a mudança de política não terá nenhum impacto material nos custos.

    O diretor-executivo da empresa, Alexander Lacik, disse que a nova abordagem não reduzirá a qualidade das joias produzidas.

    “Os metais extraídos séculos atrás são tão bons quanto os novos”, disse em comunicado na terça-feira. Ao mesmo tempo, “a necessidade de práticas de negócio sustentáveis se torna cada vez mais importante”, disse.



 

    Meio ambiente

    A Pandora diz que a transição para metais preciosos reciclados reduzirá as emissões de carbono em dois terços para a prata e em mais de 99% para o ouro. Um dos principais benefícios para o meio ambiente é a redução considerável do uso de água como resultado de menos mineração, segundo a empresa.

    As emissões anuais do mercado global de ouro são equivalentes a cerca de 126 milhões de toneladas de CO2, sendo que mais de 30% desse volume vem direto da mineração e da fundição, de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.

    Uma das emissões mais significativas da indústria é o cianeto, que pode levar à contaminação das águas subterrâneas, entre outras ameaças ao meio ambiente. As preocupações com riscos associados à operação de minas e seus resíduos também aumentaram após o rompimento da barragem da 
Vale em Brumadinho.

  • ​​A Pandora diz que atualmente usa 71% de ouro e prata reciclados na produção. Cerca de 15% da prata mundial é proveniente de fontes recicladas.

    A empresa planeja trabalhar com fornecedores para garantir o acesso à “prata reciclada de origem responsável, certificada de acordo com os principais padrões de iniciativas da cadeia de suprimentos, como o Responsible Jewellery Council”. A Pandora também planeja “se envolver com as principais partes interessadas da cadeia de suprimentos para explorar oportunidades e aumentar a disponibilidade de prata reciclada e melhorar os padrões de produção”, afirmou.





 

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria