Busca

noticias

Reciclando sabonete e salvando vidas


fonte: https://www.setorreciclagem.com.br/outros/reciclando-sabonete/
categoria: Meio Ambiente




 
    POR RICARDO RICCHINI
 

     Nunca se falou tanto em lavar as mãos. Pode parecer até esquisito nas grandes metrópoles, mas para parte do mundo, lavar as mãos é um luxo. Simplesmente as populações pobres não tem acesso a produtos básicos de higiene. Por isso a importância de ajudar comunidades carentes reciclando sabonete.

    A falta de higiene em países subdesenvolvidos ceifa a vida de inúmeras crianças todos os anos. A solução é muito simples, mas inacessível para a maioria dessas pessoas: lavar as mãos.
 

Mães do Malaui, na África, felizes por poder oferecer sabonete aos filhos.
 

    Para quem vive na extrema pobreza, sabão é mais eficaz do que as vacinas ou medicamentos. Uma pesquisa divulgada pela ONG Global Soap Project (o site da ONG não está mais disponível na internet) mostra que o sabão pode reduzir as doenças diarreicas pela metade e as infecções respiratórias em um quarto.

    Centenas de milhares de vidas poderiam ser salvas todo ano se essas populações tivessem acesso contínuo ao sabão.

    O simples ato de lavar as mãos com sabão tem o potencial de salvar milhões de vidas na África, mas a lavagem das mãos continua sendo uma das práticas mais negligenciadas para salvar vidas.

    Inclusive existe o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, comemorado em 15 de outubro , transmitindo a mensagem de que lavar as mãos com sabão é uma maneira eficaz, simples e acessível de prevenir doenças.

    A Amref Health Africa se une ao mundo em comemoração a este dia importante. Todos os anos, mais de 3,5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de diarreia e infecções agudas, três quartos delas na África subsaariana e no sul da Ásia. Essas doenças são causadas pela transmissão de bactérias ou vírus, seja por contato direto ou através do ar, alimentos ou água contaminados. Muitas das mortes poderiam ser evitadas pela redução da transmissão através de melhorias na higiene.



 

    O que nós podemos fazer? Ajudar reciclando sabonete!
 

    A ONG Global Soap Project transforma restos dos sabonetes deixados pelos hóspedes em milhares de hotéis pelo mundo. Os resíduos são reciclados pela entidade e enviados para comunidades carentes de todo o mundo.

    O processo de reciclagem ou reaproveitamento remove impurezas dos sabonetes e os transforma em novas barras. Segundo a ONG, apenas nos Estados Unidos, são descartadas dois milhões de barras de sabonetes diariamente.

    A Global Soap Project não recolhe nem distribui sabonetes no Brasil, mas você pode fazer o mesmo em sua cidade ou até mesmo na sua casa.

    Junte pessoas, crie grupos em redes sociais e acompanhe, no site Arte Reciclada clicando aqui, três técnicas passo a passo para reutilizar sabonetes.

 

    Você pode transformar sabonete usado em novo de novo e ajudar comunidades carentes!





 

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria