Busca

noticias

12 coisas que você talvez não saiba sobre a separação do lixo


fonte: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/ajuda/noticia/2016/08/12-coisas-que-voce-talvez-nao-saiba-sobre-a-separacao-do-lixo-7351977.html
categoria: Meio Ambiente

Por mais que a gente tenha vontade de ajudar a preservar o ambiente, ainda podem surgir algumas dúvidas quando o produto a ser jogado no lixo não se enquadra claramente em um dos grupos principais de descarte: reciclável/seco ou orgânico. Sabe a meia-calça de nylon que rasgou, a meia de algodão furada ou aquela cueca que já está "cansada" e sem utilidade? Provavelmente, você não vai doá-los. Mas sabe em qual lixo depositar? E a esponja velha de cozinha, você sabe onde colocar? Pensando nisso, listamos 12 dicas que vão te ajudar na hora de separar o lixo domiciliar.
 


1. A caixa de pizza deve ser dividida – isso mesmo!

Foto: Arte Alexandre Oliveira
 
 
A parte sem gordura vai no lixo seco, para a reciclagem. A engordurada, deve ser colocada no lixo orgânico.


 

2. Nem tudo que é seco e limpo deve ir para o lixo reciclável

Foto: Arte Alexandre Oliveira
Dependendo do material, mesmo seco, ele vai para os rejeitos, por não poder ser reaproveitado. Qualquer roupa velha, sem condições de ser doada, deve ir para o lixo de rejeitos/orgânico. Assim como adesivos, rolhas, grampos, tachinhas e panos de limpeza. Bituca de cigarro, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, esponja, lã de aço, cabelo, lâmina de barbear (lembre-se de embrulhar bem para evitar que alguém se machuque), fio dental e preservativo (usado ou não) também devem ir para essa coleta.
Nas regiões atendidas pela coleta automatizada, é possível descartar nos contêineres a qualquer hora ou dia da semana.


Consulte os dias e horários da coleta de lixo orgânico em Porto Alegre




3. Lâmpadas fluorescentes nunca devem ir para as lixeiras domésticas

Foto: Arte Alexandre Oliveira
É um produto considerado perigoso, pois contém mercúrio. A lâmpada queimada deve ser devolvida sempre no local da compra. Se possível, guarde a nota fiscal e devolva o produto no mesmo local onde comprou.

 

4. Pratinhos de congelados e bandejas de isopor têm descarte diferente

Foto:
Os pratinhos metalizados e sem restos de alimentos devem ir para o lixo reciclável. Os de papel vão para o lixo orgânico. Bandejas de isopor liso e sem resíduo são recicláveis. Já as de isopor poroso, que costuma ficar sujo, tipo aquela que vem com as carnes compradas no supermercado, são rejeitos e podem ir para o lixo orgânico.

 

5. Embalagens de medicamentos e seringas exigem atenção

Foto:
A caixinha e a bula são recicláveis e podem ser depositadas no lixo seco. Mas o blister (cartela onde ficam as pílulas) e os vidros dos medicamentos são resíduos especiais – alguns considerados perigosos – e devem ser devolvidos nas farmácias. O remédio depositado no lixo orgânico acaba indo para o aterro ou o esgoto, e essa mistura de substâncias pode ser despejada no rio e voltar para a torneira da sua casa.
As seringas utilizadas no tratamento domiciliar também não devem ir para a coleta seletiva. É preciso levá-las a um posto de saúde ou um hospital, onde serão recebidas e encaminhadas ao tratamento. Em alguns locais, como no Posto de Saúde Modelo, na Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, é disponibilizada uma embalagem de papelão específica para colocar esse tipo de resíduo.


 

6. O que fazer com papéis, plásticos, palitos e fitas

Foto:
Papel laminado, nota fiscal, papel de fax, filme plástico, envelope, sacolinha plástica, jornais, revistas, embalagens de salgadinho e de bolacha são recicláveis. Até mesmo o saco sujo de carvão vai para o lixo seco. Já papel celofane, plastificado ou carbono são rejeitos, então, devem ser colocados no lixo orgânico. O mesmo vale para papel toalha e guardanapo sujos, palito de fósforo, de dentes, de picolé, fita crepe, durex e isolante. Tudo vai para o lixo orgânico. Já as fotografias (se pretende jogar alguma fora) vão no lixo reciclável.

Consulte os dias e horários da coleta seletiva em Porto Alegre



7. Eletrônicos velhos (que não servem nem para enfeite) merecem um destino correto

Foto:
Existem locais que recebem aparelhos eletrônicos como CPUs, monitores, teclados, cabos, estabilizadores, celulares e eletrodomésticos obsoletos. Estes resíduos podem conter chumbo, bromo, mercúrio e cádmio, metais perigosos e com alto poder de contaminação.
Então você pensa: "Mas eu terei que fazer uma função pra levar o aparelho até um dos pontos!?" Amigo, isso não vai acontecer sempre. O negócio é juntar mais de um aparelho e levar tudo de uma só vez. A natureza agradece. 

Confira pontos de descarte de eletrônicos em Porto Alegre

 


8. Cartuchos e toners (além de sujar tudo que encostamos) são perigosos para o ambiente

Foto:
Esses materiais também são considerados resíduos perigosos pela sua composição e não podem ser encaminhados pela coleta do DMLU. A devolução deve ser feita nas lojas onde foram adquiridos, para que os responsáveis pela sua comercialização os destinem ao tratamento especializado.


9. Pilhas e baterias voltam para as lojas onde foram compradas

Foto:
No Brasil, cerca de 800 milhões de pilhas são produzidas por ano. É um produto em que há presença de mercúrio, substância poluente. Imagine o problemão se todo esse material for para o lixo seco ou orgânico. Mas o que fazer, então? Devolva o produto usado no local onde você comprou. Sabia que existe uma Lei municipal que obriga os comerciantes e redes de assistência técnica que distribuem ou comercializam pilhas e baterias a recebê-las de volta? A prefeitura de Porto Alegre disponibiliza em seu site uma lista de pontos onde você pode fazer o descarte.


10. Maquiagem, esmaltes e produtos de limpeza devem ser descartados sem a embalagem

Foto:
Outra dúvida é quando precisamos jogar fora um item que ainda tem produto dentro, geralmente, vencido. Neste caso, despeje o produto no lixo orgânico e as embalagens, no reciclável. Se o produto for muito líquido, como os de limpeza, despeje no ralo.


11. Óleo de cozinha é altamente poluente
 

Foto:
Jamais coloque na pia ou no vaso sanitário. É um produto extremamente poluente. O óleo derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, polui a água, provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Para evitar problemas futuros, coloque o óleo dentro de uma garrafa pet e entregue em um dos pontos de reciclagem. A lista dos locais que recebem este produto pode ser conferida no site da prefeitura. Se isso não for possível, deixe a garrafa com óleo ao lado do lixo ou entregue para a pessoa que faz a coleta, para que ele não seja misturado com outros resíduos.


12. Lavar ou não lavar, eis a questão!

Foto:
Ok. Você já entendeu que deve colocar no lixo reciclável a caixinha de creme de leite vazia, assim como a embalagem de leite condensado, o sachê de molho de tomate, o pote de iogurte, a latinha de refrigerante e os vidros de conserva. Mas preciso lavá-los antes de fazer isso? A resposta é não! Para o processo de reciclagem acontecer, não é necessário lavar nada antes. No entanto, é higiênico retirar o excesso de resíduos do recipiente, principalmente se ele ficar armazenado na sua casa por algum tempo, para não atrair ratos e baratas. Mas nada de gastar água limpa exclusivamente para isso. Uma sugestão é deixar os itens dentro da pia enquanto lava a louça para que eles "se limpem" com essa água. Não esqueça que os vidros (inteiro ou em cacos) devem ser enrolados em jornal ou papelão para evitar acidentes.

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria