Busca

noticias

Nuvem de poeira do Saara sufoca o Caribe e está a caminho dos Estados Unidos


fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/nuvem-de-poeira-do-saara-sufoca-caribe-esta-caminho-dos-estados-unidos-veja-fotos-24494889?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo
categoria: Meio Ambiente

Poeira do deserto do Saara encobre cidade em Barbados Foto: Alexander James / REUTERS
 
KINGSTON / HAVANA — Uma enorme nuvem de poeira do Saara cobriu áreas do Caribe e transformou o céu azul em uma densa névoa marrom leitosa, provocando alertas de saúde por uma queda na qualidade do ar em níveis prejudiciais.
Leia mais:  
Queimadas na Amazônia devem superar índices de 2019 e podem agravar crise da Covid-19, alerta Ipam
 
Apesar de os fortes ventos quentes sobre o deserto do Saara normalmente levantarem areia nesta época do ano e a transportarem milhares de quilômetros através do Oceano Atlântico para as Américas, o fenômeno geralmente não é tão visível.

NUVEM DE POEIRA DO SAARA MUDA PAISAGEM DO CARIBE E COMPROMETE QUALIDADE DO AR

 
 
O sol aparece quase imperceptível com o céu tomado pela poeira do Saara, na cidade de Bridgetown, Barbados Foto: Alexander James / Alexander James VIA REUTERS
O sol aparece quase imperceptível com o céu tomado pela poeira do Saara, na cidade de Bridgetown, Barbados Foto: Alexander James / Alexander James VIA REUTERS
Pessoas exercitam em frente ao Forte El Morro, enquanto o céu é tomado por densa névoa marrom leitosa. Especialistas alertam que fenômeno compromete a qualidade do ar e pode causar danos à saúde Foto: RICARDO ARDUENGO / AFP
Pessoas exercitam em frente ao Forte El Morro, enquanto o céu é tomado por densa névoa marrom leitosa. Especialistas alertam que fenômeno compromete a qualidade do ar e pode causar danos à saúde

No entanto, a poeira deste ano é a mais densa já registrada em meio século, segundo vários meteorologistas, gerando uma névoa espessa que reduziu drasticamente a visibilidade do ar no Caribe.
— É a pior coisa que vi desde que começamos os registros — disse Evan Thompson, diretor do Serviço Meteorológico da Divisão na Jamaica: — Estamos vendo uma massa muito mais espessa de partículas de poeira em suspensão. É muito mais distinto e notável.
A nuvem de poeira se deslocou para o leste do Caribe no fim de semana, e na terça-feira estava em Hispaniola, Jamaica, Porto Rico e no leste de Cuba. Seu avanço continuou para o oeste e a América Central, bem como o sul dos Estados Unidos.
— Não tenho certeza se está se infiltrando pelas aberturas de ventilação, porque o ar lá dentro não parece o mesmo — disse Sarue Thomas, 31, em seu escritório em Kingston, capital da Jamaica, onde as temperaturas excederam 30ºC e o ar ficou muito denso.
As Montanhas Azuis, geralmente visíveis em Kingston, estavam escondidas atrás de uma nuvem branca. "Isso é algo que nunca vimos antes", disse Thomas, acrescentando que seu filho de três anos apresentava tosse seca.
 
As autoridades locais alertaram os moradores a ficarem em casa o maior tempo possível e a usarem máscaras, especialmente se eles já tinham uma comorbidade respiratória, pois o pó poderia resultar em problemas causados por essas condições, e conter patógenos e minerais.
— O uso de uma máscara facial é recomendado nessa situação, além do fato de já ser necessário para a prevenção do Covid-19 — disse o principal meteorologista de Cuba José Rubiera em sua página no Facebook.
A poeira saariana normalmente "ajuda a expandir as praias do Caribe e fertiliza os solos da Amazônia", mas também afeta a qualidade do ar, de acordo com a NASA, que capturou imagens de satélite da pluma.


VER MAIS FOTOS

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria