Em 2018 a China proibiu a importação de lixo reciclável para o país. Com isso, muitas empresas ocidentais acabaram apelando para a utilização de robôs com IA para tornar o processo mais eficiente e eficaz.
Chris Wirth, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da AMP Robotics, empresa que trabalha com reciclagem industrial utilizando inteligência artificial (IA), diz:
"A proibição expôs a vulnerabilidade da atual infraestrutura de reciclagem."
Para realizar a reciclagem de maneira econômica, abrangente e segura, os materiais devem ser divididos, pensando nos produtos para os quais eles serão utilizados. Os desenvolvedores acreditam que a visão computacional, as redes neurais (neural network) e os robôs modulares, poderão permitir uma forma mais inteligente e flexível de reciclagem. Utilizando a robótica embarcada de IA, é possível identificar itens com base em imagens de logos, cores, formas, texturas, possibilitando assim desmontar os materiais e classificá-los.
É possível, por exemplo, localizar um produto com a logo da Nestle com uma imagem de vaca e classificá-lo como um produto lácteo. Este tipo de sistema consegue identificar até pequenos itens como uma capsula de café utilizada nas máquinas Nespresso. Chris diz:
"Você pode categorizar e subcategorizar, e a robótica está ficando mais inteligente como resultado da inteligência artificial."
Tela com inteligência artificial da AMP funcionando e identificando os itens. Fonte: Benjamin Rasmussen (New York Times)
Tela com inteligência artificial da AMP funcionando e identificando os itens. Fonte: Benjamin Rasmussen (New York Times)

Os lixos recicláveis geralmente se movem ao longo de uma correia transportadora, onde ao longo do caminho são classificados e peneirados por diversas máquinas e trabalhadores. A atividade não é higiênica e ao mesmo tempo é perigosa para os funcionários, que podem ser, por exemplo, fincados por agulhas e restos de animais, infectados por fraudas usadas, entre outras situações insalubres. Com as máquinas classificando os itens para reciclagem, o processo torna-se mais seguro e eficiente para todos.
Apesar das facilidades que as máquinas com IA trazem, ainda não é possível desmontar certos tipos de produtos para reciclagem sem a ajudar de funcionários. Ou seja, ainda assim será necessário a mão humana durante o processo de uma forma constante.
A AMP Robotics opera nos EUA, Canada e Japão. Em breve ela irá chegar a Europa. A empresa ainda procura, durante a instalação, adaptar as suas tecnologias nas máquinas já existentes no local, para que não necessite de grandes mudanças na infraestrutura já utilizada pela organização de reciclagem. Além das máquinas, também são instalados sistemas de visão computacional que analisam os dados e ajudam as máquinas a rastrear os níveis de pureza e processamento de materiais.
Maquinas da AMP Robotics funcionando em empresa de reciclagem. Fonte: Benjamin Rasmussen (New York Times)
Maquinas da AMP Robotics funcionando em empresa de reciclagem. Fonte: Benjamin Rasmussen (New York Times)

A reciclagem através da separação de peças recicláveis se torna cada vez mais necessária devido ao grande consumo de produtos no mundo que geralmente são feitos de maneira a ter uma obsolescência programada. Isso faz com que a quantidade de lixo aumente em uma escala cada vez maior.
O que você achou desta nova tecnologia utilizada nos centros de reciclagem no mundo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

VER VÍDEO