Busca

noticias

Coleta de lixo a vácuo


fonte: https://www.funverde.org.br/blog/coleta-de-lixo-a-vacuo/
categoria: Coleta Seletiva

Por Sidewalk Talk, Envac Group, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) – 1 de novembro de 2020
A coleta de resíduos subterrânea pode eliminar o mau cheiro provocado por lixeiras e reduzir a poluição de caminhões que transportam resíduos
O descarte de resíduos é um dos principais problemas urbanos em qualquer parte do mundo. A coleta de lixo a vácuo subterrânea pode ajudar a solucionar parte dessa questão e ainda promover sustentabilidade nos centros urbanos.
Apesar de parecer uma novidade, trata-se de uma saída que existe desde 1961. A partir da década de 1990, o modelo ganhou força e mais de 150 cidades no mundo adotaram o modelo. Ele funciona como mais um sistema de infraestrutura urbana, a exemplo da rede de esgoto e das galerias de águas pluviais.

Como funciona a coleta de lixo subterrânea?

Primeiro sistema de coleta subterrânea de resíduos foi implantado na Suécia em 1961. (Fonte: Shutterstock)
O sistema de coleta de lixo a vácuo é composto de uma rede de tubulação subterrânea, com pontos de recolhimento no nível da rua. Esses pontos podem ser instalados dentro de edificações ou em locais públicos.
Os usuários do sistema devem depositar seus resíduos nas lixeiras, onde são temporariamente retidos por uma válvula de armazenamento fechada. Os recipientes são esvaziados automaticamente em intervalos regulares, controlados por um sistema na estação de coleta de resíduos.
coleta de lixo_GettyImages

Coleta de lixo a vácuo

O esvaziamento é feito através do vácuo criado na tubulação. Os sacos de lixo caem na linha tronco da rede subterrânea e são sugados para a estação de armazenamento de resíduos a cerca de 70 km/h. Na estação de armazenamento, os resíduos são aspirados e separados do ar de transporte.
Em seguida, o material é comprimido e introduzido em um recipiente selado. O ar de transporte é libertado através de um condutor de evacuação, depois de ter passado por uma série de filtros de limpeza e silenciadores.

Separação de resíduos

Assim que o lixo chega ao centro de coleta, um conjunto final de válvulas direciona cada fluxo de resíduos para recipientes separados. Uma vez cheios, eles são transportados por caminhões para a destinação final.
Os recicláveis ainda podem ser encaminhados para uma unidade de reaproveitamento, enquanto os não recicláveis para uma usina de resíduos em energia e os orgânicos para um digestor. Dessa forma, nenhum resíduo vai parar em um aterro sanitário.

Principais benefícios

Coleta automatizada subterrânea reduz a necessidade de caminhões para coleta de lixo. (Fonte: Shutterstock)
Coleta automatizada subterrânea reduz a necessidade de caminhões para coleta de lixo. (Fonte: Shutterstock)
A coleta subterrânea realiza o transporte do lixo sem causar mau cheiro ou sujeira nas ruas. O sistema ainda permite o direcionamento de todo o resíduo sólido, eliminando a necessidade de locais de decomposição do lixo, que podem provocar contaminação do solo e da água. O sistema também reduz drasticamente o tráfego de caminhões e suas emissões de poluentes.
A coleta subterrânea ainda proporciona uma melhoria de condições de trabalho dos envolvidos na coleta e a liberação de espaço na cidade para a implantação de equipamentos públicos. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade de vida urbana e para cidades sustentáveis.

Dificuldades de Implantação

A implantação da coleta de lixo a vácuo exige um planejamento financeiro a longo prazo, pois requer um investimento inicial significativo. Os custos de implantação podem ser reduzidos quando a infraestrutura subterrânea e o centro de coleta são instalados antes da construção de residências e edifícios comerciais.
O sistema possui custos de operação e manutenção mais baixos que a coleta tradicional por caminhões. Isso torna a coleta subterrânea financeiramente vantajosa em poucas décadas, além dos outros inúmeros benefícios proporcionados.
 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria