Busca

noticias

Genan e Biogoma aliadas pela reciclagem de pneus usados


fonte: https://revistadospneus.com/pt/2021/02/08/genan-e-biogoma-aliadas-pela-reciclagem-de-pneus-usados/#.YCE97nvaqD0.twitter
categoria: Pneu

 — Fevereiro 8, 2021
A multinacional dinamarquesa Genan, com fábrica em Ovar, e a Biogoma, no distrito de Santarém, estão a apostar em Portugal no aumento da sua capacidade de produção de granulado de borracha, mas principalmente na sua eficiência.

Em 2020, a Genan em Portugal processou cerca de 25 mil toneladas de pneus em fim de vida gerados no país. Por seu lado, a Biogoma recebeu e reciclou nas suas instalações aproximadamente 15 mil toneladas de pneus.

A sustentabilidade e o combate ao desperdício são temas que estão na ordem do dia, marcando a agenda dos vários governos europeus. A economia circular, com a reintegração de recursos na economia, é cada vez mais uma realidade.

Portugal está em linha com os restantes países da União Europeia e nos mais variados sectores de atividade o tema da sustentabilidade, muitas vezes aliada à inovação, é uma prioridade.

O sector da reciclagem de pneus usados é um bom exemplo do quanto se pode fazer e evoluir num processo de produção eficiente e sustentável. Apesar de ser uma atividade que por si só já tem como objetivo a reutilização de componentes de pneus usados, seja a borracha, o aço ou os têxteis, em outras aplicações é sempre possível fazer mais e melhor.

A Genan investe em Ovar desde 2019. Durante o segundo semestre de 2020, foram realizados grandes investimentos, potenciando o aumento da capacidade de produção. Segundo Rui Fernandes, plant manager da Genan em Portugal, a capacidade de processamento da unidade de produção da Genan em Ovar é de, atualmente, 40.000 toneladas de pneus por ano. “Para 2021 estimamos um aumento na receção de pneus da ordem de 40 a 45%, esperando receber 35.000 toneladas de pneus”, refere.

Rui Fernandes acrescenta ainda que: “Também a eficiência foi aprimorada por meio do investimento em equipamentos de produção de última geração. O resíduo de borracha anteriormente contido na fração de aço é agora separado e recuperado, aumentando a percentagem de produção de borracha”.

Este novo processo de separação permite não só obter uma fração de borracha de qualidade superior, mas também que a fração de aço contenha quase zero de contaminação de borracha.

Conforme destaca Rui Fernandes: “O valor central da Genan é a sustentabilidade. Desta forma, a empresa está continuamente à procura de melhorar e otimizar processos e tecnologias com o intuito de obter uma produção mais económica e energeticamente eficiente com a mais alta qualidade. A separação adicional da fração têxtil é outro projeto de otimização – aumentando a pureza têxtil e maximizando a percentagem de produção de borracha. A Genan continuará sempre a inovar – em busca de um futuro sustentável”.
Também a Biogoma está a investir na sua capacidade e eficiência de produção de granulado de borracha. A empresa recebe, anualmente, cerca de 35% dos pneus enviados para reciclagem.

Pedro Barros, diretor da Biogoma Sociedade de Reciclagem de Pneus, refere que: “Todo este processo de aumento da capacidade de produção com uma substancial melhoria da eficiência tem a envolvência de vários parceiros e processos, tendo o prazo sido mais longo do que o previsto, tendo também a situação que estamos a viver neste momento no mundo ajudado nesse prolongamento. Esperamos ter o reflexo desta aposta durante o primeiro semestre de 2021”.

Este responsável acrescenta ainda que: “Encontramo-nos já com a ampliação das instalações concluída, estando neste momento na alteração/adaptação de algumas infraestruturas necessárias e na instalação dos diversos equipamentos. Esta aposta representa um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, que se refletirá numa capacidade instalada de reciclagem de pneus de 30.000 toneladas por ano”.

Relativamente à eficiência energética, Pedro Barros explica que: “Sendo um dos fatores importantes nos custos do processo de reciclagem o consumo de energia elétrica, com a instalação de uma unidade de produção de energia para autoconsumo a Biogoma vai melhorar a sua eficiência, obtendo os mesmos resultados, com menos recursos energéticos”.

Pedro Barros anuncia também que: “Num futuro próximo, estão previstos novos investimentos nesta área, nomeadamente a instalação de uma linha para o encapsulamento do granulado de borracha, incolor ou colorido”.

Sendo os pneus fabricados com os melhores materiais, de forma a garantir durabilidade e segurança na sua vida útil, a borracha reciclada de pneus tem, portanto, excelentes propriedades de produto, abrindo-se para uma ampla gama de aplicações. Pisos de parques infantis, relvados sintéticos, betume modificado de borracha, isolamento térmico ou acústico, substituição de borracha virgem em compostos técnicos de borracha – por exemplo, pneus novos, produtos de borracha moldada são alguns exemplos.
 
 

© Copyright 2012-2021 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria