Busca

noticias

Como usar copos descartáveis sem causar danos ao meio ambiente?


fonte: https://espacoecologiconoar.com.br/como-usar-copos-descartaveis-sem-causar-danos-ao-meio-ambiente/
categoria: Plástico

É possível usar copos descartáveis sem gerar resíduos nos aterros. Entenda o que pode ser feito

O plástico é um material versátil e indispensável em vários setores. Principalmente agora, com a questão da Covid-19, compartilhar copos não é recomendável, por isso, muitas empresas, repartições públicas e hospitais não podem abrir mão do uso dos copos descartáveis.

Apesar de muitas pessoas afirmarem o contrário, quando este material é usado e descartado da forma correta, ou seja, em lixeiras próprias para esta finalidade e encaminhado para a reciclagem, o seu uso não provoca danos ambientais. Os copos descartáveis são produzidos, na maioria das vezes, a partir do poliestireno ou polipropileno, que são 100% recicláveis. E quando este material é coletado separadamente, ou seja, sem estar misturado a outros resíduos, o seu aproveitamento é bem maior.



















Sim, é ecologicamente correto

Existe um equívoco em afirmar que o uso de copos reutilizáveis é mais sustentável do que os descartáveis. Para compreender melhor esta questão, a Braskem realizou um estudo, em parceria com a ACV Brasil, consultoria em sustentabilidade especializada na técnica da avaliação do ciclo de vida de produtos, intitulado ACV – Avaliação de ciclo de vida.

Este estudo mostrou que os copos descartáveis utilizam 30% menos energia em seu ciclo de vida, quando comparados ao copo reutilizável com lavagem mecânica.

Além disso, eles utilizam menos água, consumindo apenas 26 ml em todo seu ciclo (incluindo produção e reciclagem). Comparativamente, para copos reutilizáveis, apenas a etapa de lavagem manual utiliza em média 1,2 L de água e lavagem mecânica, 240 ml.

Mas para que o seu uso seja, de fato, ecologicamente correto, é imprescindível que este material seja descartado da forma correta, pois só assim ele entrará no ciclo da reciclagem. Algumas empresas do setor estão engajadas em cuidar para que isso aconteça. É o caso da Braskem que, em parceria com a Dinâmica Ambiental, criou o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

A iniciativa, que tem o apoio das empresas CopobrasAltacoppo e Unigel, faz parte da plataforma I’m Green, criada com o objetivo de desenvolver negócios e estratégias para a valorização dos resíduos plásticos por meio de parcerias, trazendo confiabilidade e qualidade ao desenvolvimento de produtos, soluções e processos que envolvam todos os elos da cadeia de reciclagem deste valioso resíduo.

Para saber como levar esta iniciativa para a sua empresa, entre em contato agora mesmo com a equipe da Dinâmica Ambiental e veja como você e o seu local de trabalho podem contribuir com a reciclagem.

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria