Busca

noticias

70% dos europeus está a ficar sem espaço nos seus contentores de reciclagem


fonte: https://grandeconsumo.com/70-dos-europeus-esta-a-ficar-sem-espaco-nos-seus-contentores-de-reciclagem/#.YFT4imhKjIV
categoria: Coleta Seletiva

Um novo estudo da DS Smith revela a crise de reciclagem que se está a instalar em toda a Europa, pelo facto de as casas estarem a ficar sem espaço para reciclar adequadamente.
O aumento das compras online e do tempo passado em casa fez com que os contentores transbordassem, tanto que 70% dos europeus afirma estar a ficar sem espaço nos seus contentores de reciclagem e 43% diz que isso acontece a cada duas semanas ou mais.
No entanto, esta é apenas a ponta do icebergue. De acordo com a DS Smith, a infraestrutura de reciclagem da União Europeia não está preparada para lidar com o aumento do volume de reciclagem doméstica, causado em parte pela Covid-19.
 

Compras online

O estudo mostra que o aumento é causado por duas mudanças radicais na forma como se tem feito compras e vivido durante a pandemia. As compras online estavam a crescer antes da Covid-19, mas foram rapidamente aceleradas após o seu surgimento.
De facto, 66% dos europeus afirma que comprou mais online desde o confinamento inicial, em março de 2020. Entre os europeus que experienciaram um aumento na sua reciclagem, 56% diz que se deve ao facto de passar mais tempo em casa, pois os escritórios e escolas foram encerrados, e 38% considera que o aumento das compras online fez com que os seus contentores transbordassem.
Tendo em conta que as compras online vieram para ficar (82% dos europeus planeia fazer compras online ao mesmo nível ou mais após o confinamento) e o teletrabalho está a desempenhar um papel importante nas nossas vidas (um estudo do McKinsey Global Institute revela que poderá existir quatro a cinco vezes mais trabalho remoto do que antes da pandemia, o que poderá originar uma grande mudança na geografia do trabalho), a infraestrutura de reciclagem precisa de uma reforma.
 

Novo contentor de reciclagem

Para ilustrar este problema, a DS Smith criou um contentor de reciclagem muito maior do que os convencionais, que demonstra a escala das mudanças necessárias.
O estudo realizado pela DS Smith revela também que 48% dos europeus considera que os seus contentores de reciclagem deveriam ser maiores e 24% admite ter colocado resíduos recicláveis noutro contentor, quando o correto estava cheio, o que significa que, provavelmente, acabarão num aterro ou incinerados.
Os principais artigos que os entrevistados afirmaram ter reciclado mais, desde o início da pandemia, são embalagens de compras online (39%), embalagens de sabonete para as mãos (27%) e rolos de papel higiénico (26%).
Além disso, 42% dos participantes no estudo sente-se constrangido com os resíduos que produz e 48% refere que se deve ao facto das suas famílias estarem a produzir demasiados resíduos. Na verdade, 81% demonstrou preocupação com o impacto do excesso de resíduos no meio ambiente.
Muitos também se preocupam com as infraestruturas, com 27% dos entrevistados preocupado por a sua reciclagem não estar a ser tratada de forma adequada e acabar em aterros ou a ser incinerada. 71% dos entrevistados concorda que precisamos de mais informações sobre o que podemos ou não reciclar.
 

Infraestrutura

Ainda antes da pandemia, estávamos a aumentar as nossas compras online e a trabalhar mais a partir de casa, mas as restrições devido à Covid-19 aceleraram estas tendências. Visto que muitas destas mudanças parecem ter vindo para ficar, incluindo os nossos novos hábitos de reciclagem, devemos garantir que o nosso sistema de recolha nos permite reciclar material da melhor qualidade possível nas nossas casasEmbora se esteja a fazer um grande esforço para reciclar em casa, uma das chaves para atingir os objetivos europeus de reciclagem é a qualidade dos materiais que chegam às unidades de reciclagem. Embora seja necessária uma infraestrutura de reciclagem que consiga responder ao aumento de material doméstico para reciclar, é vital que os consumidores tenham as informações necessárias para poder separar os materiais corretamente na origem e, assim, assegurar que a qualidade da matéria-prima recolhida seja ótima para a sua posterior reciclagem“, afirma Javier Innerarity, diretor de operações da DS Smith Recycling Ibéria.
Os europeus estão também conscientes de que alguns materiais são melhores do que outros: 46% pretende tentar usar mais embalagens em cartão ou produzidas à base de papel, em vez de embalagens em plástico, porque se reciclam mais facilmente.

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria