Busca

noticias

Acúmulo de lixo no carnaval ressalta importância da reciclagem


fonte: https://ricmais.com.br/
categoria:

Principal fator que inviabiliza o crescimento da reciclagem no Brasil é a dificuldade dos recicladores em obter matéria-prima

O carnaval é uma das datas comemorativas em que vemos o maior acúmulo de lixo nas ruas. Mas, o que fazer com esse grande número de resíduos descartados? Dados da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), mostram que somente em São Paulo são produzidas 12 mil toneladas de lixo por dia, mas durante o Carnaval esse número pode dobrar toneladas.

A coleta de recicláveis corresponde atualmente a apenas 7% do total, mas quase metade dos resíduos coletados diariamente poderia ser reciclada. Para expandir a oferta, a indústria recicladora conta com o poder público e a população para aumentar o descarte correto de resíduos e a coleta seletiva.

O principal fator que inviabiliza o crescimento da reciclagem no Brasil é a dificuldade dos recicladores em obter matéria-prima. 

Diretor Superintendente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), Paulo Teixeira reforça que a entidade tem colaborado para a resolução desses gargalos. 

As indústrias de reciclagem e as cooperativas atualmente estão com plena capacidade para processamento dos resíduos, porém estão ociosas por falta de material. Isto porque há uma dificuldade logística clara de que o material pós-consumo seja separado nas residências e encaminhado para a coleta seletiva ou a um PEV (Pontos de Entrega Voluntária).

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria