Busca

noticias

Cidades da Grande Florianópolis ganham pontos de coleta de vidro para reciclagem


fonte: https://blog.cidadeama.com.br/cidades-da-grande-florianopolis-ganham-pontos-de-coleta-de-vidro-para-reciclagem/
categoria: Vidro

Cidades da Grande Florianópolis ganham pontos de coleta de vidro para reciclagem

POR  · PUBLISHED 4 DE MARÇO DE 2023 · UPDATED 5 DE MARÇO DE 2023

 

Projeto da iniciativa privada prevê a instalação de 200 pontos de entrega voluntária em municípios de Tijucas, Biguaçu, Palhoça, São José, entre outros

Entre as capitais brasileiras, Florianópolis é um caso de sucesso na reciclagem de vidro. A Prefeitura Municipal de Florianópolis ampliou a rede de entrega voluntária de vidro para 145 pontos e estima-se que a reciclagem de vidro já chega a 30% do potencial em Floripa.

Agora as cidades da Grande Florianópolis começam a receber da iniciativa privada novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro para reciclagem. Os primeiros containers foram instalados em São José e Palhoça em fevereiro e a promessa é chegar a 200 em diversas cidades até o fim de 2024.

A instalação dos PEVs é parte de um projeto liderado pela GRANFPOLIS e que será operacionalizado por dois atores da cadeia de vidro: a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros, e a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo. O objetivo é ampliar significativamente a coleta e a reciclagem de vidro nos municípios que compõem a chamada Grande Florianópolis.

Ao todo, 21 municípios de Santa Catarina irão receber os novos pontos de coleta. O projeto tem como meta alcançar cerca de 6 milhões de quilos de cacos reciclados no Estado por ano.

Em princípio, os novos pontos de coleta poderão ser encontrados nas cidades de: Palhoça, São José, Biguaçu, Tijucas, São João Batista, Nova Trento, Canelinha, Anitápolis, Água Mornas, Garopaba, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Major Gercino, Leoberto Leal, Governador Celso Ramos e São Bonifácio.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Verallia, os contêineres possuem uma tecnologia que auxilia na logística de coleta. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos, permitindo o fácil acesso à população para que efetuem o descarte adequado de embalagens de vidro pós consumo.

Programa Vidro Vira Vidro

A instalação dos PEVs nas cidades da Grande Florianópolis é mais um passo da meta de aumentar a circularidade do vidro no Brasil, por meio do programa liderado pela Verallia chamado de Vidro Vira Vidro. A meta é chegar a 1.500 pontos até 2025 e coletar milhares de toneladas de caco por ano, que ajudará a reduzir as emissões CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras. Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir em 5% as emissões de CO2 e em 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação.

Por ser um material 100% reciclável, 1kg de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria