Busca

noticias

O adeus a 300 anos de história: árvore cortada por "vandalismo" no Reino Unido

O bordo de Sycamore Gap era um sítio onde se faziam pedidos de casamento e se espalhavam cinzas. Foi cortado com uma motosserra, mas há esperança que
fonte: No Reino Unido, um bordo de 300 anos foi cortado no que é descrito pelas autoridades como um ato deliberado de vandalismo. A árvore de Sycamore Gap, na região de Northumberland e junto à muralha de Adriano, atraía vários turistas e apareceu no filme
categoria: Meio Ambiente

No Reino Unido, um bordo de 300 anos foi cortado no que é descrito pelas autoridades como um ato deliberado de vandalismo. A árvore de Sycamore Gap, na região de Northumberland e junto à muralha de Adriano, atraía vários turistas e apareceu no filme Robin Hood - Príncipe dos Ladrões (1991). Os locais lamentam o desaparecimento de um lugar onde se fizeram pedidos de casamento e se espalharam cinzas de entes queridos, e um jovem de 16 anos foi detido e libertado sob fiança. 

REUTERS/Lee Smith/File Photo
A árvore foi cortada com uma motosserra por alguém que sabia o que fazia, descreve a polícia. Apesar de ter 36 metros de altura e de se situar junto à aldeia de Once Brewed, a sua queda não se escutou devido aos ventos fortes que se faziam sentir na zona causados pela tempestade Agnes. 

Tony Gates, o diretor executivo do Parque Nacional de Northumberland, onde fica a árvore, descreveu à imprensa britânica como os seus funcionários ficaram em lágrimas ao ver o bordo caído. "Todos estão em choque. É uma das mais icónicas paisagens do país. Quando sentimos esta perda, como é que perpetuamos o legado?", questionou. 

Depois de surgir no filme Robin Hood - Príncipe dos Ladrões, a árvore ficou conhecida como a árvore de Robin Hood. Situada num declive livre de árvores, tornou-se um marco turístico que atraía gente à região. 

Kimberly McGuinness, da polícia de Northumberland, também lamentou o sucedido: "Não compreendo como é que alguém faz isto. É como roubar alegria."



Em 2016 este bordo foi considerado a árvore do ano do Reino Unido. 

Agora, as autoridades tentarão salvar o que restou: um toco de uma árvore saudável. Estão a ser recolhidas sementes e armazenados ramos, e há esperança que um rebento surja do toco. 

Jon Stokes, do The Tree Council, uma instituição que promove as árvores no Reino Unido, considerou "muito difícil" saber se a árvore sobreviverá, "mas vale a pena ter esperança". "Nesta altura do ano, as árvores começam a armazenar energia nas suas raízes para a época de crescimento do ano que se aproxima - e é possível que a árvore possa dar alguns rebentos na próxima primavera. Se aparecerem, demorará várias décadas para uma nova árvore se desenvolver, mas pode haver uma chance."

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria