Busca

noticias

Cidade alemã recusa coletar resíduos separados incorretamente

Na tentativa de aumentar a coleta de lixo orgânico, gestão toma medidas drásticas
fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/cidade-alema-recusa-coletar-residuos-separados-incorretamente/
categoria: Orgânico

coletar residuos
Foto: Cidade de Aachen

Em 2020, a participação da reciclagem no tratamento total de resíduos foi de 39,9% na União Europeia. Ainda que longe do ideal, se comparado com o Brasil – onde o índice de reciclagem é de apenas 4% – a taxa indica que muitas cidades europeias estão indo na direção certa. De todo modo, iniciativas de coleta seletiva de resíduos são importantes, mas não garantem por si só o aumento da reciclagem: é preciso que a população esteja comprometida com a separação do lixo doméstico. Exemplo disso é a cidade alemã Aachen, que, para engajar os cidadãos, decidiu coletar somente os resíduos separados corretamente.

 

Em Aachen, há lixeiras exclusivas para inserir os resíduos orgânicos, porém uma análise realizada em janeiro revelou que mais de 90% dos resíduos depositados não estavam sendo previamente separados corretamente.

Plástico, embalagens em geral, e, por vezes, até metal e vidro, são misturados nas latas onde só podem ser colocados resíduos de cozinha e restos de jardinagem.

coletar residuos
Foto: Cidade de Aachen

A empresa municipal de gestão de resíduos anunciou então que, a partir deste mês de abril, os funcionários vão se recusar a esvaziar as lixeiras de lixo orgânico que contenham outros tipos de resíduos misturados.

A dura campanha de educação ambiental pode ser resumida na famosa frase “se não vai pelo amor, vai pela dor”. Por enquanto, o descuido da população de Aachen está “doendo” no bolso da empresa responsável pela coleta, que gasta mais dinheiro e esforço para descartar os resíduos na usina de compostagem. As impurezas não podem ser removidas dos resíduos antes do processamento porque os resíduos orgânicos são muito úmidos e pegajosos. O resultado é uma enorme poluição.

 

“Quando o plástico ou outros contaminantes acabam nos resíduos orgânicos, acabam na agricultura e, em última análise, acabam até nos nossos alimentos”, explica Anja Maul, funcionária da estatal. “Queremos aumentar significativamente a qualidade dos resíduos orgânicos e manter os contaminantes fora do material valioso que pode ser utilizado para produzir compostos de alta qualidade”, completa.

Somente resíduos orgânicos

Esta é a segunda fase de uma campanha de sensibilização que começou, no início do ano, com a colocação de adesivos nas lixeiras nas ruas, que indica quais itens podem ou não entrar em cada recipiente.

Entre as orientações, é indicado à população evitar sacolas plásticas – até mesmo produtos marcados como “compostáveis” – e, em vez disso, usar sacos de papel ou jornal para a pré-coleta na residência.

 

Também foram enviadas cartas aos moradores anunciando a recusa de esvaziar as lixeiras preenchidas incorretamente, a partir de abril. Logo, a partir de agora a medida já está valendo. Quem descumprir as regras, terá três opções:

  • Reclassificar os resíduos no contentor (fazendo a separação correta) antes da próxima ida dos funcionários da limpeza

  • Esvaziar a lixeira e descartar os resīduos como lixo residual

  • Solicitar o esvaziamento da lixeira mediante o pagamento de uma taxa

A empresa de gestão de resíduos de Aachen espera que isto ajude os residentes a repensarem e, finalmente, mudarem o comportamento.

 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria