Busca

noticias

Troque lixo reciclável por alimentos em Curitiba

Lixo: o exemplo de Curitiba
fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br
categoria: Coleta Seletiva

Conhecida como “Cidade Verde” por projetos de sustentabilidade em áreas como a mobilidade urbana, a educação e o saneamento básico, Curitiba dá exemplo mais uma vez com uma iniciativa promissora que precisa ser copiada por mais cidades brasileiras: permitir que sua população troque resíduos recicláveis por alimentos de qualidade.
Com o Programa Câmbio Verde, como é conhecido, o cidadão curitibano junta quatro quilos de lixo para ter direito a um quilo de frutas, legumes e verduras fresquinhos. Esses alimentos são cultivados por pequenos hortifrutigranjeiros da capital paranaense e sua região metropolitana.
O Câmbio Verde também permite a troca de dois litros de óleo usado – seja ele animal ou vegetal – por um quilo de alimentos. É possível fazer essa troca a cada quinze dias. Para isso, cem postos de coleta foram disponibilizados em toda a cidade. Tudo é muito bem organizado e conta até mesmo com um 
calendário onde estão os dias e horários em que cada posto recolhe os resíduos e entrega os alimentos.
O programa atinge em cheio dois problemas primordiais no país porque reduz a quantidade de lixo e ajuda populações menos favorecidas – com renda mensal entre zero e 3,5 salários mínimos – a colocar comida boa no prato. De quebra dá uma força para que os pequenos agricultores rurais consigam escoar toda a sua produção. A safra subsidiada pela prefeitura em convênio com a Federação Paranaense das Associações de Produtores Rurais (Fepar).
O Câmbio Verde surgiu de um projeto pioneiro desse tipo de escambo. Já na década de 1980 a prefeitura promovia a troca de lixo orgânico por passagens de ônibus.
O programa deu tão certo que a prefeitura de Curitiba criou modalidades como o Câmbio Verde Solidariedade, para oferecer alimentos a entidades assistenciais da capital paranaense.
Para conscientizar as crianças recentemente lançou também o Câmbio Verde Especial nas Escolas. Nele, alunos de escolas públicas municipais podem trocar resíduos recicláveis por brinquedos, cadernos, chocolates e até ingressos para shows.
A cidade que dá exemplo de cidadania e qualidade de vida tem DNA sustentável faz tempo. Ao longo dos anos tem recebido prêmios internacionais por suas ações socioambientais.
Exemplos: foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a cidade com melhor qualidade do ar do Brasil e é a segunda melhor do mundo em equilíbrio ambiental, já que disponibiliza quase 65 metros quadrados de áreas verdes para cada habitante. Desde 2011 o Instituto Trata Brasil reconhece a capital dos paranaenses como primeira capital brasileira onde 100% da população tem saneamento básico e água tratada.
Imagem – Divulgação Câmbio Verde

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria