Busca

noticias

Lixo: Em 15 anos, Europa quer avançar na economia circular e reciclar 70% dos resíduos urbanos

Até 2030, a União Européia espera reciclar 70% dos resíduos urbanos e 80% dos materiais de embalagem.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br
categoria: Meio Ambiente

Até 2030, a União Européia espera reciclar 70% dos resíduos urbanos e 80% dos materiais de embalagem. A meta foi anunciada pela Comissão Europeia recentemente, dentro de um plano que estabelece as regulamentações jurídicas para incentivar e desenvolver a economia circular nos países membros.
Segundo a Comissão, essas regulamentações vão aumentar a reciclagem e evitar a perda de materiais valiosos, criar empregos, propiciar crescimento econômico, gerar novos modelos de negócio e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A economia circular espera substituir a economia tradicional global, que se estabeleceu a partir da Revolução Industrial, e que se baseia na exploração da natureza, com a retirada sistemática de recursos finitos, e não prevê proteção e reuso de recursos e energia, muito menos o planejamento de tratamento de resíduos das atividades geradoras de riqueza.
A economia circular é um modelo que pretende transformar as práticas econômicas do planeta por meio do design de produtos e sistemas, com o incentivo à utilização de insumos sustentáveis, à reciclagem, à produção de bens e serviços duráveis, e ao compartilhamento -e não a posse - desses bens e serviços. É a abordagem cradle-to-cradle (do berço ao berço).
Segundo estimativa da Fundação Ellen MacArthur, que difunde a economia circular e as ferramentas para promover suas metas, a adoção de práticas econômicas circulares poderia proporcionar uma economia de US$ 4 trilhões até 2030 em todo o mundo.
As metas européis podem parecer inatingíveis para países como o Brasil, que ainda está longe de exterminar seus lixões, separar lixo orgânico, reduzir desperdício de comida e que tem taxas de reciclagem de resíduos sólidos inferiores a 10%. Mas alguns países europeus têm metas ainda mais ousadas, como Suécia e Dinamarca.
Até 2020, a Suécia quer aumentar a sua taxa de reciclagem de metais e de embalagens de papel para 85%. Recentemente , foi aprovada lei que exige que os varejistas de produtos eletrônicos aceitem de volta dos consumidores a mesma quantidade do que foi vendido para reutilização ou reciclagem.
Na Dinamarca, a meta até 2022 é reciclar 50% de todo o lixo doméstico, o que signifca também resolver os resíduos orgânicos. Hoje, 23% são reciclados e o restante é incinerado. Uma lei proíbe agora a construção de novas instalações de incineração, por causa da poluição causada por elas. Um fundo de transição verde, administrado pelo governo, tem como objetivo fomentar parcerias entre as empresas que geram resíduos e aquelas que usam esses resíduos como recursos. 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria