Busca

Material Didatico oleo

Descartar óleo de cozinha na pia provoca risco para o meio ambiente

Um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água. Dona de casa mostra como ela descarta o óleo usado na cozinha.
fonte: Monique Almeida Do G1 TO
categoria: Óleo de Cozinha

Quando o óleo de cozinha não é descartado de forma correta, ele vai para o esgoto e contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos não só para o meio ambiente, como também, para o bolso.

Dona de casa mostra como ela descarta o óleo de cozinha (Foto: Monique Almeida/G1)
Dona de casa mostra como ela descarta o óleo de cozinha (Foto: Monique Almeida/G1)

De acordo com Francielly Moreira, supervisora do Laboratório de Afluentes da Saneatins, um litro de óleo é suficiente para contaminar cerca de 20 mil litros de água. “O óleo forma uma espécie de blindagem porque ele fica sobre a água, por ser menos denso que a água, e isso acaba dificultando as trocas gasosas entre a atmosfera e a água.” Ela explica ainda que esse tipo de poluição pode acarretar em desequilíbrio ecológico, ameaçando a vida de diversas espécies de animais e vegetais.

Em Palmas, encontramos exemplos de pessoas que se preocupam com o meio ambiente, como a dona de casa Ângela Maria Bellini, 57 anos. Ela conta que o óleo usado na cozinha de sua residência, é guardado em garrafinhas que são usadas para acender a churrasqueira. Segundo a dona de casa a maior parte do óleo é armazenada em garrafas de dois litros que ela doa para uma conhecida. "Moro nessa casa desde 96, só tive problema com a caixa de gordura uma vez e fazemos a manutenção anualmente."

O empresário Fábio Dias é proprietário de uma lanchonete na quadra 504 Sul e, segundo ele, o óleo usado na chapa para fazer os lanches é trocado diariamente. “A gente armazena o óleo no garrafão e depois tem uma pessoa que busca a cada dez dias para fazer sabão, shampoo e outras coisas.”

Fábio, não tem problemas com a caixa de gordura. Ela permanece lacrada sob  cimento e azulejos, que são removidos para realizar a limpeza, que é feita apenas uma vez por ano. Se a caixa de gordura entope tem que pagar uma empresa especializada para fazer essa limpeza, o que pode ficar caro dependendo de cada situação.

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria