Busca

Material Didatico metal

O que é metal?


fonte: Sucatas.com
categoria: Metal

Escrito por Leandro Rodrigues
Sucatas.com


Metal é um termo utilizado para descrever um grupo de elementos químicos que compartilham características semelhantes, como brilho metálico, condutividade elétrica e térmica, maleabilidade e ductilidade.

Os metais são compostos por átomos que possuem uma estrutura cristalina, onde os elétrons estão relativamente livres de se moverem dentro da estrutura metálica. Essa característica confere aos metais sua alta condutividade elétrica e térmica, permitindo que sejam amplamente utilizados em aplicações como fios elétricos, componentes eletrônicos, tubulações, estruturas metálicas e muito mais.

Além disso, os metais também são conhecidos por sua resistência mecânica e durabilidade, o que os torna ideais para uso em construção, fabricação de veículos, utensílios domésticos, jóias e muitos outros produtos.

Os metais são um tipo de material que apresenta algumas propriedades específicas. Essas propriedades incluem:

1. Brilho metálico: Os metais têm um brilho característico quando polidos ou expostos à luz.

2. Condutividade elétrica e térmica: Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor. Isso ocorre devido à estrutura atômica dos metais, que permite a fácil movimentação dos elétrons livres através do material.

3. Maleabilidade: Os metais podem ser moldados e deformados sem quebrar ou se fragmentar. Eles podem ser transformados em folhas finas através de processos de laminação.

4. Ductilidade: Os metais podem ser esticados em fios longos sem perder sua resistência. Eles são facilmente moldáveis em fios ou fios elétricos.

5. Resistência mecânica: Os metais possuem alta resistência e rigidez, o que lhes confere a capacidade de suportar cargas e tensões.

6. Ponto de fusão elevado: A maioria dos metais possui pontos de fusão relativamente altos, o que significa que eles só se tornam líquidos em temperaturas muito elevadas.

Os metais são encontrados na Tabela Periódica dos Elementos e são agrupados em uma região à esquerda da tabela. Alguns exemplos comuns de metais incluem ferro, cobre, alumínio, chumbo, zinco, ouro, prata e muitos outros. Esses metais têm aplicações em diversas áreas, como construção, indústria automotiva, eletrônica, joalheria, entre outras.


Vale ressaltar que nem todos os elementos da Tabela Periódica são metais. Além dos metais, existem os não metais e os metaloides, que possuem características intermediárias entre metais e não metais.
 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria