Busca

Material Didatico Plastico

Plástico


fonte: Enciclopédia Encarta 2000 / Revista Superinteressante
categoria: Plástico

    Plásticos são materiais polímeros orgânicos (compostos por moléculas orgânicas gigantes) que  podem  ser  trabalhados até conseguir uma forma   desejada  por  meio de extrusão, moldagem, fundição em moldes ou fiação. As moléculas podem ser de origem natural, por exemplo a celulose, a cera e a borracha, ou sintéticas, como o polietileno e o náilon.  
 
    Os plásticos se caracterizam por uma relação resistência/densidade alta, propriedades excelentes para o isolamento térmico e elétrico e uma boa resistência aos ácidos, álcalis e solventes. As enormes moléculas que os compõem podem ser lineares, ramificadas ou entrelaçadas, dependendo do tipo de plástico. As molé- culas lineares ou ramificadas são termoplásticas (amolecem com o calor), enquanto as entrelaçadas são termoendurecíveis (se endurecem com o calor).
 
    Os primeiros plásticos foram o celulóide (nitrato de celulose), a baquelite, o plexiglás (polimetacrilato de metila) e o teflon (politetrafluoretileno).
 
    Os plásticos podem ser classificados segundo o processo de polimerização (por adição ou por condensação), a forma de processamento (termoplásticos, termoendurecíveis ou elastômeros) e sua natureza química. A natureza química de um plástico depende do monômero que compõe a cadeia do polímero. Por exemplo, as poliolefinas são compostas de monômeros de olefinas que são hidrocarbonEtos de cadeia aberta com pelo menos um enlace duplo. O polietileno é uma po- liolefina cujo monômero é o etileno. Outros tipos de polímeros são os acrílicos (como o polimetacrilato), os estirenos (como o poliestireno), os halogenetos de vinil (como o cloreto de polivinil), os poliésteres, os poliuretanos, as poliamidas (como o náilon), os acetatos e as resinas fenólicas, celulósicas ou de aminas.
 
    A fabricação dos plásticos e seu manufaturados compreende quatro etapas básicas: obtenção de matérias-primas, síntese do polímero básico, aglomeração do polí- mero como um produto utilizável industrialmente e moldagem ou deformação do plástico para sua forma definitiva. A maioria dos plásticos é fabricada hoje com derivados de petróleo. Não obstante, pelo fato de serem limitadas as reservas de petróleo mundiais, outras fontes de matérias-primas estão sendo estudadas, como a gaseificação do carvão.

    Os plásticos têm cada vez mais aplicações nos setores industriais e de consumo. Uma das mais importantes é em embalagens: LPDE (sigla em inglês para polietileno de baixa densidade), polietileno de alta densidade (HPDE), polipropileno, poliestireno e cloreto de polivinil (PVC). A construção civil é outro dos setores que mais utilizam plásticos. Muitos são utilizados para isolar cabos e fios e o polies- tireno aplicado em forma de espuma serve para isolar paredes e tetos. Também são feitos em plástico materiais para portas, janelas e tetos, molduras e outros artigos.
 
    Outros setores industriais, em especial os fabricantes de automóveis, dependem também dessas substâncias. Como exemplos de aplicação em produtos de consumo estão os brinquedos, malas e artigos esportivos.
fonte: Enciclopédia Encarta 2000
 

AS VÁRIAS UTILIDADES DAS RESINAS PLÁSTICAS
1 PET
Polietileno teraftalato
Garrafa de refrigerantes.  E a resina mais cara, capaz de manter aprisionadas bolhas de oxigênio Tapetes, penugem das bolas de tênis
PEAD
Polietileno de alta densidade
Garrafas de água, recipientes para detergentes líquidos e cabos de utensílios.
É barato e forte
Cadeiras e latas de lixo
3
PVC
Vinil ou polivinil clorido
Recipiente para óleo e embalagem de alimento.  É transparente e resistente à degradação do óleo Esteiras de chão, canos, mangueira
PEBD
Polietileno de baixa densidade
Embalagens de biscoitos e massas. 
É bastante flexível
Saquinhos de supermercado
5 PP
Polipropileno
Recipiente para ketchup, iogurte, margarina.  Flexível e resistente à umidade Recipiente para tinta
6 PS
Poliestireno
Copos de café e utensílios domésticos plásticos.  Pode ser usado de forma rígida ou como espuma Canos, latas de lixo
7 Outras resinas Várias resinas que podem ser misturas com cola e metal, entre outros Vários como "madeira plástica"  usada em móveis
fonte: Revista Superinteressante
 

RECICLAGEM
A reciclagem do plástico é controlada nas próprias embalagens, através do números apostos dentro do símbolo de reciclagem.  A numeração no Brasil e em outros países vai de um a sete (veja quadro acima).  A única exceção é a Alemanha, onde a numeração vai de um a oito.  Lá usa-se o número 7 para objetos feitos com uma resina específica chamada ABS.
O vidro, alumínio e o papel não necessitam de uma numeração porque os materiais usados nas embalagens e recipientes são muito parecidos.

Mais

Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, toalhas,  cortinas, bijuterias, carrocerias , roupas , sapatos, etc...

Matéria-prima: A matéria-prima dos plásticos é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.

A fração nafta é fornecida para as centrais petroquímicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, o eteno.
São divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento:termoplásticos e termorrígidos.

Termoplástico é o polímero que, quando é elevada a sua temperatura, sua maleabilidade aumenta, chegando a um ponto semelhante ao de materiais fundidos. Exemplos de termoplásticos são o polipropileno, polietileno, o PVC, entre outros.
Termoplástico é um material polimérico sintético, que, quando sujeito à ação de calor, facilmente se deforma podendo ser remodelado e novamente solidificado mantendo a sua nova estrutura. Isto significa que, sendo os plásticos dividos em termoplásticos e termofixos, os primeiros são altamente recicláveis ao contrário dos termofixos. Isto acontece porque as cadeias macromoleculares dos termoplásticos se encontram ligadas por Forças de van der Waals ou por Pontes de Hidrogênio que se quebram por acção do calor, fundindo-se o material. Ao ser novamente aquecido o termoplástico, voltam a ser restabelecidas as suas ligações intermoleculares, não havendo desta forma quebra das ligações covalentes dos monômeros que formam as macromoléculas.

Os termofixos, ao contrário, quando aquecidos ficam quebradiços e não podem ser remodelados, logo eles não se fundem e uma vez moldados e endurecidos, não oferecem condições para reciclagem. Um exemplo de termofixo é o baquelite, material utilizado nos lustres que, com a intensa temperatura produzida principalmente por lâmpadas incandecentes, ele começa a rachar. Não se poderia usar um termoplástico nesse caso, a não ser que se quizesse plástico derretido no tapete.

Exemplos:

Polímeros termoplásticos (Polímeros de adiçao)
  • PC - Policarbonato
Aplicações: Cd´s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, coberturas translúcidas, divisórias, vitrines, etc.
  • PU – Poliuretano
Aplicações: Esquadrias, chapas, revestimentos, molduras, filmes, estofamento de automóveis, em móveis, isolamento térmico em roupas impermeáveis, isolamento em refrigeradores industriais e domésticos, polias e correias.
  • PVC - Poli Cloreto de Vinila
Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.
  • PS - Poliestireno
Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor.
  • PP - Polipropileno
Aplicações: Brinquedos;Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos; Carcaças para eletrodomésticos; Fibras; Sacarias (ráfia); Filmes orientados; Tubos para cargas de canetas esferográficas; Carpetes; Seringas de injeção; Material hospitalar esterilizável; Autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo); Peças para máquinas de lavar.

Polímeros termoendureciveis (termofixos) (polimeros de condensaçao)
  • Baquelite: usada em tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalográficas.
  • Poliéster: usado em carrocerias, caixas d'água, piscinas, etc., na forma de plástico reforçado (fiberglass).
Elastômeros (borrachas)(Copolímeros)
  • Aplicações: pneus, vedações, mangueiras de borracha.

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria