Busca

Material Didatico papel

Como é a produção de celulose?


fonte: Sucatas.com
categoria: Papel

Escrito por Leandro Rodrigues
Sucatas.com


A produção de celulose envolve várias etapas, desde a obtenção da matéria-prima até a fabricação do produto final. Embora os processos possam variar dependendo da empresa e da tecnologia utilizada, as etapas gerais da produção de celulose são as seguintes:

1. Colheita da matéria-prima: A matéria-prima para a produção de celulose geralmente é obtida de florestas de eucalipto, pinheiros ou outras árvores. As árvores são colhidas e transportadas para as fábricas de celulose.

2. Preparação da madeira: As árvores são descascadas e picadas em pequenos pedaços chamados de cavacos. Em alguns casos, é realizada uma etapa de cozimento para amaciar a madeira e facilitar a extração da celulose.

3. Polpação: Os cavacos de madeira são submetidos a um processo chamado polpação, onde são tratados com produtos químicos ou enzimas para separar a celulose das outras substâncias da madeira, como lignina e hemicelulose. Existem diferentes métodos de polpação, sendo os principais o sulfato (kraft) e o sulfito.

4. Branqueamento (opcional): Dependendo das especificações do produto final, a polpa de celulose pode passar por um processo de branqueamento para remover impurezas e alcançar um grau de brancura desejado. Isso pode envolver o uso de produtos químicos, como dióxido de cloro ou peróxido de hidrogênio.

5. Refino: A polpa de celulose é refinada mecânica ou quimicamente para quebrar as fibras em partículas menores, aumentando sua flexibilidade e melhorando suas características de resistência.

6. Formação de folhas de celulose: A polpa refinada é misturada com água e espalhada em uma máquina de papel, onde é formada uma folha contínua de celulose. A água é drenada e a folha é pressionada e seca para remover o excesso de umidade.

7. Acabamento e corte: A folha de celulose é submetida a processos de acabamento, como calandragem e revestimento, para melhorar sua qualidade e características específicas. Em seguida, a folha é cortada em folhas menores, rolos ou outros formatos, dependendo da aplicação final.

Essas são as etapas básicas da produção de celulose, que podem variar em detalhes e processos específicos, dependendo da tecnologia e das especificações de cada fábrica. A produção de celulose requer cuidados ambientais e sustentáveis, incluindo práticas de manejo florestal responsável e o tratamento adequado dos resíduos e efluentes gerados durante o processo.



Veja e saiba mais:

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria