Busca

Material Didatico vidro

Qual é a origem do vidro?


fonte: Sucatas.com
categoria: Vidro

Escrito por Leandro Rodrigues
Sucatas.com

 
Acredita-se que o vidro tenha sido descoberto acidentalmente pelos antigos povos do Oriente Médio por volta de 3500 a.C. A história do vidro remonta à Mesopotâmia e ao Egito antigo, onde os primeiros indícios de sua produção foram encontrados.

A forma mais primitiva de vidro era o vidro natural, também conhecido como obsidiana, que é uma rocha vulcânica formada por um resfriamento rápido da lava. Os antigos povos mesopotâmicos e egípcios usavam esse vidro natural para fazer contas e joias.

A produção de vidro começou a se desenvolver como uma arte independente por volta de 1500 a.C. na Mesopotâmia e no Egito. Os artesãos descobriram que o vidro podia ser produzido aquecendo minerais, como sílica (areia) e óxidos metálicos, a temperaturas muito altas. Eles então moldavam o vidro fundido em diferentes formas.

Ao longo do tempo, a técnica de fabricação de vidro se espalhou por outras civilizações antigas, como os romanos, gregos e fenícios. Cada cultura contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de fabricação de vidro, introduzindo novos processos e inovações.

Durante a Idade Média, Veneza, na Itália, tornou-se um importante centro de produção de vidro. Os vidreiros venezianos desenvolveram técnicas avançadas, como o vidro soprado, que permitiam a criação de objetos mais complexos e ornamentados.

Desde então, a produção de vidro evoluiu significativamente, com a introdução de métodos industriais de produção e a descoberta de novos materiais. Atualmente, o vidro é utilizado em uma variedade de aplicações, desde embalagens e janelas até dispositivos eletrônicos e painéis solares.



Veja e saiba mais:

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria