Busca

Material Didatico vidro

Qual o contaminante na produção de vidro novo?


fonte: Sucatas.com
categoria: Vidro

Escrito por Leandro Rodrigues
Sucatas.com

 
Na produção de vidro novo, ou seja, na fabricação de vidro a partir de matérias-primas virgens, os principais contaminantes podem variar dependendo das especificações e do tipo de vidro sendo produzido. Alguns dos contaminantes comuns que podem estar presentes na produção de vidro novo incluem:

1. Óxido de ferro: Assim como na produção de vidro em geral, o óxido de ferro pode estar presente nas matérias-primas utilizadas, como areia de quartzo. O óxido de ferro pode afetar a cor e a transparência do vidro, resultando em tonalidades indesejadas.

2. Óxidos de outros metais: Além do óxido de ferro, outros óxidos metálicos podem estar presentes nas matérias-primas ou aditivos utilizados na produção de vidro. Isso inclui óxidos de metais como alumínio, magnésio, cálcio, titânio, entre outros. Esses contaminantes podem afetar as propriedades do vidro, como a cor, resistência e estabilidade térmica.

3. Impurezas orgânicas: Algumas impurezas orgânicas, como matéria orgânica em decomposição ou resíduos de óleos e graxas, podem estar presentes nas matérias-primas ou em equipamentos utilizados durante o processo de produção de vidro. Essas impurezas podem interferir nas características físicas e químicas do vidro e afetar sua qualidade.

4. Outros contaminantes: Dependendo do processo de produção e das matérias-primas específicas utilizadas, outros contaminantes podem estar presentes no vidro novo. Isso pode incluir traços de metais pesados, como chumbo ou cádmio, ou substâncias químicas indesejadas provenientes de aditivos ou agentes de fusão.

É importante ressaltar que a produção de vidro novo é realizada sob condições controladas e medidas são tomadas para minimizar a presença desses contaminantes indesejados. A qualidade do vidro é monitorada durante todo o processo de produção por meio de testes laboratoriais e controles de qualidade para garantir que atenda aos padrões e requisitos específicos do produto final.


 
Veja e saiba mais:
 

© Copyright 2012-2024 - sucatas.com ® | Design Media Farm | Desenvolvimento: Bagus TI Consultoria